Nova Andradina integra os 79 municípios de Mato Grosso do Sul que aderiram ao projeto “MS Vacina Mais”, uma iniciativa estadual que visa fortalecer as estratégias de imunização em todo o Estado. O projeto engloba busca ativa, horários estendidos e melhoraria na cobertura vacinal em quatro vacinas importantes: Pentavalente, Poliomielite, Pneumocócica e Tríplice Viral. Além disso, busca atingir a meta de 90% na vacina contra a Influenza.
Buscando alinhar as práticas locais com as diretrizes estaduais, promovendo uma abordagem consistente e eficaz no processo de vacinação, na última sexta-feira (17) enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde de Nova Andradina passaram por um treinamento promovido pela Coordenadoria Estadual de Imunização.
O treinamento, ministrado pelo gerente da coordenadoria, enfermeiro Frederico Jorge Pontes de Moraes, e pela técnica, a enfermeira Elisangela Ribeiro Araújo do Vale, abordou desafios, estratégias, políticas estaduais de imunização, calendário vacinal, atualizações e contexto de distribuição das vacinas, incluindo estudos de caso.
Além da formação continuada, a equipe da Coordenadoria Estadual de Imunização visitou as unidades de saúde de Nova Andradina, aplicou questionários e fez orientações para aprimorar as práticas locais.
O secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, destacou que Nova Andradina receberá um repasse de incentivo financeiro estadual de custeio no valor de R$ 70 mil, fortalecendo as ações estratégicas de vacinação para a população.
“A parceria com o projeto MS Vacina Mais não só contribui para a qualificação da equipe de saúde, mas também fornece um repasse financeiro que realizará ações estratégicas de vacinação no município, beneficiando diretamente a população de Nova Andradina”, sublinhou Ortiz.
O Gerente da Coordenadoria Estadual de Imunização, explicou que esse projeto contribuirá significativamente para o avanço das práticas de imunização no município. “Como parte das ações do projeto MS Vacina Mais, a capacitação abrangeu desafios, atualizações e contextualizações sobre as políticas estaduais de imunização”, evidenciou Moraes ao destacar a importância da formação continuada para garantir que os profissionais de saúde estejam preparados para oferecer um atendimento de qualidade a população.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.