Buscar

27/05/2021 às 15:44, Atualizado em 27/05/2021 às 17:42

Germino Roz faz um balanço dos primeiros meses como prefeito e necessidades da cidade de Batayporã

Em entrevista concedida ao site Nova Notícias, o prefeito do município de Batayporã falou sobre o balanço de 5 meses da sua administração, sobre recursos para o município e a tradicional Festa do Sereno.

Cb image default
O prefeito de Batayporã, concedeu entrevista exclusiva ao site Nova Noticias.Foto - Maicon Araújo

Germino começou falando sobre o encontro com o governador Reinaldo Azambuja

Sobre o balanço do encontro com o Governador Azambuja (PSDB) no dia 21/05, Germino Roz (PSDB) elencou necessidades do município como recapeamento da cidade, asfaltamento e drenagem de pontos que precisam ser finalizados como a Vila Olímpio Pinheiro e a Lagoa do Sapo: “Nós também debatemos com o Governador a drenagem da Lagoa do Sapo, uma obra bastante cara, então debati pra que a gente fizesse mais uma linha de tubo de drenagem na extensão Espinosa Mustafá sentido cemitério”, frisou o prefeito. “Falamos sobre a reforma da Escola Municipal Anísio Teixeira e o levantamento e cascalhamento de uma estrada rural que dá acesso à rodovia MS-276 pelo polo que está sendo construído pela Copasul, então o levantamento até os assentamentos”. Outra preocupação da prefeitura é um aporte financeiro para o MAC que faz atendimento de média e alta complexidade que foi relatado para Azambuja em sua visita. Germino acredita que há uma boa expectativa para o recebimento desses recursos.

Diante das declarações do Governador quanto ao crescimento do PIB do Mato Grosso do Sul e garantia de investimentos fiscais, Germino destaca que “Com medidas até corajosas por parte do Governo do Estado, porque é impopular você mexer e ajustar essas situações de taxas, tributos, de fundos, enfim, ele teve essa capacidade de fazer isso. Automaticamente isso gera uma reserva para o governo pra que tenha capacidade de fazer investimento”. Segundo o prefeito, esses recursos para o Estado podem ser mantidos a curto e médio prazo porque interferem nos municípios.

O Nova Noticias perguntou ao prefeito se pertencendo ao mesmo partido do governador (PSDB) há uma certa facilidade na liberação de recursos para o município: “Acho que ser da mesma legenda facilita a conversa, só o trâmite. O Governador tem um olhar para o município, é claro que você tem os correligionários, mais gente pra te defender dentro do partido, mas o governo tem feito investimentos em todos os municípios”.

Germino avalia que o trunfo da sua administração é não virar as costas pra nenhuma das dificuldades do município: “Nós não queremos persistir em erro. Saímos do CAUC [Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais]; conseguimos 3 ônibus escolares já nesse início de mandato; uma máquina patrol motoniveladora na faixa de 600, 700 mil reais; apoio pra recuperar a malha viária do município; aos poucos estamos estruturando a nossa Saúde no que diz respeito às licitações, fornecimento de medicamentos [...], contratação de especialidades dos campos médicos; recuperação da nossa frota de saúde. Estamos recuperando a zeladoria da cidade que estava bem precária”, destaca.

Além de todas essas ações, o prefeito não quer que haja mais atraso salarial para os funcionários do município e fez um balanço positivo dos primeiros meses da sua administração: “Estamos há 5 meses de governo e temos trazido resultados benéficos para a população. São investimentos e ações muito importantes que a gente tem feito e frisar a parceria da Câmara Municipal que, em um ato simbólico, veio nos devolver 120 mil reais do duodécimo que será usado pra comprar um veículo pra atender os pacientes de hemodiálise. Estamos nessa rota de controle, de austeridade, de fazer uma gestão pautada pra chegar no resultado da população”.

Cb image default
Foto - Maicon Araújo

O Nova Notícias perguntou também se a prefeitura procura saber da população sobre as ações efetuadas e o prefeito disse que faz atendimentos diários no seu gabinete e dedica um tempo para ir até os bairros para ouvir a população.

Festa do Sereno

Batayporã tem uma festa tradicional que ocorre todos os anos, porém por conta da pandemia, não foi possível realizar em 2020 e em 2021 a festa não acontecerá também.

O prefeito Germino disse que está sendo organizado um evento online de 3 dias com apresentações de artistas do município (cantores, poetas, escolas), os fundadores da festa para não deixar de celebrar a data.

A festa ainda está sendo organizada e todas as informações serão passadas em breve pela Prefeitura. Haverá também uma Live Solidária para a APAE e o Lar de Idosos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.