Buscar

12/06/2021 às 10:30, Atualizado em 11/06/2021 às 22:54

NOVA ANDRADINA: Projeto institui 23 de junho como Dia Municipal do Migrante Nordestino

O projeto altera o Artigo 1º, da Lei nº. 1.031, de 14 de Dezembro de 2011, que estabelecia a data em 19 de dezembro.

Cb image default
Foto - Divulgação Câmara Municipal de Nova Andradina

De forma unânime, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei Ordinária n°. 22/2021, que institui 23 de junho como Dia Municipal do Migrante Nordestino em Nova Andradina. A medida foi apresentada pelo vereador Josenildo Ceará (PT) e segue para ser sancionada pelo Executivo municipal.

O projeto altera o Artigo 1º, da Lei nº. 1.031, de 14 de Dezembro de 2011, que estabelecia a data em 19 de dezembro. “Sugerimos a alteração estabelecendo como parâmetro os festejos do dia de São João, um dos santos mais homenageados pelo nordestino, comemorado no dia 24 de junho, sendo que as fogueiras e as festas ocorrem no dia anterior”, destacou Ceará.

Na justificativa do projeto, o parlamentar também sugeriu que “na data instituída para a comemoração do Dia do Migrante Nordestino poderão ser desenvolvidas atividades voltadas à valorização destes cidadãos que se incorporam ao povo de nosso município, propagando a cultura do Nordeste”.

“Considerando que uma grande parcela de nossa população é composta por migrantes nordestinos, cujas origens são muitas vezes esquecidas ou abandonadas pela distância e pelo processo de aculturação, o que ocasiona a perda da identidade desses indivíduos, queremos enaltecer e valorizar a riqueza do trabalho, religiosidade e da cultura nordestina, corresponsáveis na construção física e humana de nossa cidade”, enfatizou o vereador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.