Buscar

26/01/2018 às 10:36, Atualizado em 26/01/2018 às 09:58

Justiça determina apreensão de passaporte do ex-presidente Lula

Líder petista tinha viagem marcada para a Etiópia, na África, mas foi cancelada.

A Justiça Federal do DF determinou, nesta quinta-feira (25), a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com isso, o líder petista fica proibido de sair do Brasil enquanto a determinação valer.

A ordem, assinada pelo magistrado Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, foi passada ao diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, e ao ministro da Justiça, Torquato Jardim.

O ex-presidente Lula tinha uma viagem marcada nesta madrugada de sexta-feira (26) para a Etiópia, na África, onde é aguardado para um evento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

A Polícia Federal comunicou os advogados de Lula sobre a decisão judicial, a fim de evitar o constrangimento de o ex-presidente ser barrado no setor de imigração.

O juiz acatou um pedido do Ministério Público Federal (MPF) no âmbito do processo em que Lula é acusado na Justiça do Distrito Federal do crime de tráfico de influência na compra, pelo governo federal, de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) da empresa sueca Saab.

O MPF entendeu que a viagem do ex-presidente poderia trazer riscos para investigação, como a fuga do país.

Documento será entregue nesta sexta

A defesa do ex-presidente Lula disse que o petista irá entregar o passaporte nesta sexta à Justiça após a decisão da 10ª Vara Federal de Brasília.

A participação do petista em um encontro com líderes da União Africana, que acontece no sábado (26), na Etiópia, está cancelada. (Com informações da Band).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.