Publicado em 26/01/2018 às 10:36, Atualizado em 26/01/2018 às 09:58

Justiça determina apreensão de passaporte do ex-presidente Lula

Líder petista tinha viagem marcada para a Etiópia, na África, mas foi cancelada.

Redação,

A Justiça Federal do DF determinou, nesta quinta-feira (25), a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com isso, o líder petista fica proibido de sair do Brasil enquanto a determinação valer.

A ordem, assinada pelo magistrado Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, foi passada ao diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, e ao ministro da Justiça, Torquato Jardim.

O ex-presidente Lula tinha uma viagem marcada nesta madrugada de sexta-feira (26) para a Etiópia, na África, onde é aguardado para um evento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

A Polícia Federal comunicou os advogados de Lula sobre a decisão judicial, a fim de evitar o constrangimento de o ex-presidente ser barrado no setor de imigração.

O juiz acatou um pedido do Ministério Público Federal (MPF) no âmbito do processo em que Lula é acusado na Justiça do Distrito Federal do crime de tráfico de influência na compra, pelo governo federal, de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) da empresa sueca Saab.

O MPF entendeu que a viagem do ex-presidente poderia trazer riscos para investigação, como a fuga do país.

Documento será entregue nesta sexta

A defesa do ex-presidente Lula disse que o petista irá entregar o passaporte nesta sexta à Justiça após a decisão da 10ª Vara Federal de Brasília.

A participação do petista em um encontro com líderes da União Africana, que acontece no sábado (26), na Etiópia, está cancelada. (Com informações da Band).