Buscar

14/03/2021 às 13:36, Atualizado em 14/03/2021 às 11:38

MS deve receber 29 torres de internet para acabar com 'vazios' de sinal

Estado sul-mato-grossense, através do Wi-Fi Brasil, já possui 185 pontos de internet gratuitas espalhadas por 46 municípios

O problema pela falta de conexão e serviços de internet afeta um grande número de brasileiros em diversas regiões, como em Mato Grosso do Sul. Porém, um projeto desenvolvido por senadores deve aumentar a gama de pontos de Wi-Fi para regiões menos favorecidas.

Pelo menos 29 torres de internet gratuita deverão ser instaladas em breve no estado sul-mato-grossense. Inclusive, o distrito de Cristalina, na cidade de Caarapó, foi a primeira região a receber a torre.

Aproveitando a oportunidade, o prefeito da cidade, André Luiz Nezzi, solicitou uma torre para uma aldeia próxima ao distrito de Nova América. Esse ponto deve ajudar profissionais de saúde para atender e distribuir informações sobre a covid-19.

“Como temos uma unidade de saúde, várias pessoas se amontoam na frente do hospital para acessar a internet. Vez ou outra precisamos derrubar a conexão para enviar as informações do Covid”, destacou Nezzi.

O programa Wi-Fi Brasil também está envolvido e ele fica responsável por identificar e instalar pontos de serviços de internet para moradores de distritos e municípios que não são contemplados de internet.

O projeto foi idealizado pela senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke, do PSL. Com base na dificuldade, a parlamentar criou o 'Brasil Certo'.

"Depois de indicado o local, a empresa instala a internet via satélite. A rede garante acesso aos moradores num raio de 200 metros”, explicou a senadora.

Wi-Fi Brasil

Pelo programa do Governo Federal, o Wi-Fi Brasil, Mato Grosso do Sul contempla 185 pontos de internet gratuitos que estão distribuídos entre 46 municípios. Os dados com maiores detalhes sobre o programa podem ser conferidos através deste link.

De acordo com o Wi-Fi Brasil, o estado sul-mato-grossense destina sua maior parte de pontos para as escolas, que garantem 116 pontos.

Aldeias indígenas é o segundo local que mais utiliza pontos para ter acesso à internet com 33 pontos. Além disso, unidades de saúde e postos de fronteira, assim como assentamento, também recebem o mesmo número de pontos de internet.

25% sem internet

Referente aos dados recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil ainda sofre com a distribuição de internet e pelo menos 25% da população carece desses serviços.

Outro detalhe é que 4,5% das pessoas não possuem acesso a computadores e não contemplam serviço disponível.

Dados que, com a pandemia, mostraram que algumas famílias enfrentaram dificuldades para garantir o aprendizado das crianças com as aulas remotas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.