Buscar

26/04/2019 às 15:38, Atualizado em 26/04/2019 às 17:34

Vítima em Três Lagoas é segunda morte por gripe em MS

Dados divulgados na quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde mostram que Mato Grosso do Sul possui 302 notificações de gripe.

A Secretaria Municipal da Saúde de Três Lagoas confirmou, nesta sexta-feira (26) que foi a gripe Influenza A, do tipo H1N1, a causa da morte de um morador local, ocorrida na última quarta-feira (24).

É, portanto, o segundo óbito pela doença registrada no Estado neste ano. O outro aconteceu em Corumbá, em janeiro.

Dados divulgados na quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde mostram que Mato Grosso do Sul possui 302 notificações de gripe, um óbito e três casos confirmados, dois deles de H1N1 e outro de H3N2, até então.

Os números apontam aumento de 20% em relação as ocorrências suspeitas da doença apresentadas na semana passada, 251.

Três Lagoas, com os dois casos positivos de H1N1, e Corumbá, que registrou no início do ano o óbito por H3N2, são os municípios com a doença já confirmada no Estado.

Em Campo Grande, a Prefeitura informou que a Campanha de Vacinação contra a Influenza imunizou até o momento 35.721 pessoas, o que representa 16,26 % do público alvo, estimado em 219.615 indivíduos.

Os dados foram divulgados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria Municipal da Saúde e levam em consideração as doses aplicadas entre o dia 10 (início da mobilização) e a última terça-feira (23).

No período dos dados divulgados, a campanha vacinou exclusivamente as gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) até o domingo dia 21, resultando no maior percentual de cobertura, sendo 30,79% e 29,26%, respectivamente. Os dados, aparentemente inferiores dos demais grupos, representam apenas dois dias de vacinação, pois este público foi incluído na Campanha da segunda-feira (22).

A informação sobre a quantidade de indivíduos das Forças Armadas e da forças de segurança pública estão em fase de levantamento para anexação ao grupo prioritário da Campanha. Entretanto, este público pode receber a vacina conforme a determinação do Ministério da Saúde.

Podem receber a dose da vacina indivíduos com 60 anos ou mais de idade; as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e, os professores de escolas públicas e particulares; as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; e, os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade, bom como os funcionários do sistema prisional serão imunizados em esquema de programado pela Sesau.

A vacina está disponível nas 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF). Estes locais estão abertos de acordo com o horário estabelecido por cada unidade para atender a população do grupo de risco.

Para receber a dose, todos os públicos do grupo prioritário devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; os indígenas: cadastro na SESAI; e os os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas: documentos comprobatórios que informe a condição de policial civil ou militar. O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender as recomendações do Ministério da Saúde, que não irá disponibilizar doses extras.

FIM DE SEMANA

A campanha prossegue neste sábado (27) e domingo (28) nos Centros Regionais de Saúde (CRS) Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho e Coophavilla II. Estes locais vacinam contra influenza das 6h15 às 17h45, sem intervalo para o almoço.

Na próxima segunda-feira (29) inicia a vacinação com o trailer na Praça Ary Coelho. Este posto de vacinação imuniza exclusivamente contra a influenza e funciona das 7h15 às 16h45.

A DOENÇA

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

PREVENÇÃO

Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;

Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.

Evite tocar a boca e o nariz.

Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.

Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.

Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.