Buscar

16/07/2022 às 10:00, Atualizado em 15/07/2022 às 23:01

Saúde libera vacinação de crianças de 3 a 5 anos com Coronavac

Em nota, a pasta esclareceu que a decisão ocorre após a aprovação da Anvisa

Cb image default
Divulgação

Técnicos do Ministério da Saúde liberaram nesta sexta-feira a vacinação contra a covid-19 para as crianças de 3 a 5 anos com Coronavac após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso emergencial do imunizante para essa faixa etária nesta semana. Até então, a aplicação da vacina era autorizada apenas para crianças a partir de 6 anos no país.

A recomendação da Área Técnica da Anvisa para a faixa etária é de um esquema vacinal de duas doses, com intervalo de 28 dias, e mesma dose usada para adultos. Crianças imunocomprometidas não devem ser vacinadas por falta de informações sobre a aplicação no grupo. A Coronavac foi desenvolvida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan tem autorização para fabricar o imunizante no território nacional.

Em nota, a pasta esclareceu que a decisão ocorre após a aprovação da Anvisa e também depois de ouvir a CTAI (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19).

"A pasta recomenda que sejam utilizados os estoques existentes nos estados e municípios. No entanto, o Ministério da Saúde segue em tratativas para aquisição de novas doses. A decisão será formalizada em nota técnica aos estados, bem como o cronograma de entrega de doses adicionais."

Apesar da decisão, segundo o jornal O Globo, ainda não há data para que o ministério divulgue a nota técnica que serve como orientação aos estados e municípios sobre a aplicação da dose ao grupo.

Na quarta-feira, dia em que a Anvisa liberou a vacinação para as crianças de 3 a 5 anos, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou à colunista do UOL Carla Araújo que ainda não havia como prever uma data e nem um calendário para a vacinação contra covid-19 para esse público.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.