A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, suspendeu temporariamente, nesta segunda-feira (9), os testes em humanos da vacina Coronavac, contra a covid-19. A justificativa é a ocorrência de um ‘’evento adverso grave’’.
Conforme o G1, a partir de agora nenhum ser humano poderá passar pelo teste do imunizante.
O Instituto Butantan, que é parceiro do laboratório chinês Sinovac Biotech, afirmou por meio de nota que foi ‘’surpreendido’’ com a decisão da Anvisa e que está apurando detalhes o que pode ter ocorrido com os estudos clínicos da vacina.
O Instituto disse ainda que está à disposição das autoridades para quiser esclarecimentos. Os representantes do órgão darão entrevista nesta terça-feira (10).
O que diz a Agência
Ainda segundo o G1, a Anvisa disse que foi notificada de um efeito adverso grave em 29 de outubro. A agência não informou, no entanto, a causa específica da suspensão.
Segundo uma lista divulgada pela agência federal, são considerados eventos adversos graves: "morte, evento adverso potencialmente fatal, incapacidade ou invalidez persistente, internação hospitalar do paciente, anomalia congênita ou defeito de nascimento, qualquer suspeita de transmissão de agente infeccioso por meio de um dispositivo médico e evento clinicamente significante".
A rádio CBN informou que a pausa nos ensaios clínicos foi dada depois da morte de um voluntário. A informação não foi confirmada pela agência.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.