31 municípios de Mato Grosso do Sul estão na bandeira vermelha do programa Prosseguir, conforme divulgado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (24). Segundo o novo mapa do programa, outros 38 municípios estão na faixa laranja e dez na amarela. Nenhuma cidade de Mato Grosso do Sul está com bandeira verde, representando baixo risco de contágio da Covid-19 e nem com bandeira cinza, de risco extremo.
De acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), o programa traz recomendações de medidas no âmbito da saúde pública, de serviços públicos e da área social, com o objetivo de orientar os municípios na tomada de decisões mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.
O novo panorama da semana epidemiológica apresenta melhora no grau de risco de 29 cidades, piora de 22 e permanência de 28 na mesma faixa. Nas macrorregiões de Campo Grande, Três Lagoas e Dourados, polos de referência em saúde no estado, porém, a situação piorou. Todas estavam na faixa laranja na última semana epidemiológica e agora estão na vermelha, de alto risco para Covid.
Corumbá, o outro município polo, permaneceu também na bandeira vermelha. Com isso, os municípios devem manter apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco funcionando, de acordo com o programa. Segundo o governo do estado, as recomendações serão válidas até o dia 6 de março. Os relatórios com o grau de risco atualizado e sugestão de medidas serão encaminhados a partir desta quarta a todos os prefeitos.
Desde a segunda semana de dezembro do ano passado, o governo de Mato Grosso do Sul obriga os municípios a seguirem as recomendações do programa Prosseguir, conforme um decreto estadual. A intenção é diminuir a mobilidade social e evitar superlotação de leitos hospitalares no estado. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quarta, 178.250 pessoas contraíram o coronavírus no estado, sendo que 3.246 morreram com a doença.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.