Buscar

20/05/2021 às 07:32, Atualizado em 19/05/2021 às 21:34

Nova Andradina vive seu pior momento na pandemia

Autoridades locais pedem que a população siga as medidas de proteção para conter o avanço do Coronavírus

Cb image default
Foto - Reprodução live Facebook

Em live transmitida ao vivo pelo facebook da Prefeitura de Nova Andradina na tarde desta quarta, 19, o secretário municipal de saúde, Sérgio Maximiano, com o diretor-geral do Hospital Regional, Norberto Fabri, e o médico plantonista e diretor clínico do HR, Igor José Saraiva, falaram à população sobre a disseminação do vírus e os cuidados para conter o avanço da Covid-19 no município.

Números alarmantes da doença e a situação caótica nos hospitais (Regional e Cassems) preocupam as autoridades locais. De acordo com o último boletim da Prefeitura divulgado hoje, Nova Andradina tem 10 óbitos e 295 novos casos de Covid-19 registrados nos últimos 15 dias e o município vive seu pior momento desde o início da pandemia. No total, são 60 mortes em decorrência da doença e incidência de 2538 casos.

Durante a live, o diretor-geral do HR, Norberto Fabri, diz que o perfil dos pacientes mais graves mudou: “O vírus está atingindo os mais jovens, pessoas de 30 a 60 anos. Existe o temor da circulação de novas cepas, mais agressivas e que com maior capacidade de disseminação. A equipe médica, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares - todos estão exaustos, mas dando o seu melhor para salvar vidas”. Dr. Igor pediu na sua fala que a população continue se cuidando pra manter o compromisso de evitar aglomerações, não participar de rodinha de tererê e de narguilé, adotar os protocolos de higiene, uso de máscaras e isolamento social.

O Hospital Regional instalou um pronto socorro exclusivo para atender pacientes com síndromes respiratórias e a UTI Covid com 8 leitos. Além disso, conta com a UTI geral e a internação clínica geral. A unidade recebeu Kits de intubação e medicamentos e está preparada para atender casos graves da doença. Apesar de toda a estrutura do hospital, o número de casos aumentou exponencialmente nos últimos três meses, com destaque para o mês de maio.

O secretário municipal de saúde, Sérgio Maximiano, disse que o prefeito já estuda a possibilidade de adotar novas medidas mais restritivas para evitar um possível colapso no sistema de saúde pública. Confirmou que uma reunião com a polícia militar e a vigilância sanitária está marcada para definir as estratégias de fiscalização de estabelecimentos comerciais e festas clandestinas. “Apesar de atingir 21% da meta de vacinação de todos os grupos, ainda está longe de conseguirmos vencer o contágio pelo vírus. O maior problema que enfrentamos são as aglomerações em festas clandestinas, praças esportivas lotadas que oferecem condições propícias para o vírus se espalhar ainda mais. Também quero pedir que as pessoas não deixem os sintomas se agravarem para procurar atendimento médico”, frisou o secretário.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Andradina

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.