Buscar

07/08/2023 às 13:04, Atualizado em 07/08/2023 às 13:07

NOVA ANDRADINA: Unidade Móvel Ginecológica vai ao Santa Olga

Em ação realizada na última sexta-feira (4), 11 mulheres do assentamento rural foram atendidas pelo programa Saúde da Mulher

Cb image default
Divulgação

Levar às mulheres assentadas políticas públicas em saúde preventiva, com consultas e exames, além de palestra com orientações sobre saúde da mulher. Este foi o objetivo do deslocamento da Unidade Móvel Ginecológica até o assentamento Santa Olga, em ação realizada na última sexta-feira (4).

Realizada pela prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha do preventivo faz parte do Programa Saúde da Mulher, em prevenção dos cânceres de mama e de colo uterino, sobretudo, levando orientações acerca de planejamento familiar, destacando o benefício da introdução gratuita do anticoncepcional implanon e do dispositivo intrauterino (DIU), pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero para atuar como contraceptivo.

Segundo a coordenadora do programa, Ingrid Bumbieris Travaim, as ações realizadas junto à Unidade Móvel Ginecológica atenderam 11 mulheres do Assentamento Santa Olga. Os atendimentos foram realizados na sede da comunidade católica. No local foram coletados materiais para exames preventivos dos cânceres de colo do útero e das mamas, sendo que os resultados serão disponibilizados nos contatos de whatsapp das pacientes, após 15 dias da coleta.

A primeira dama do município, Joana Darc esteve acompanhando a ação, como madrinha do Programa Bem Nascer, iniciativa do Governo Estadual que estabelece como meta a redução das mortalidades materna e infantil. A Secretaria de Saúde deslocou a Unidade Móvel com a colaboração de motorista, profissional para apoio e uma enfermeira.

Joana Darc parabenizou o trabalho realizado e orientou as mulheres do campo e da cidade a manterem em dia o preventivo. "A nossa enfermeira Ingrid e toda Secretaria de Saúde estão de parabéns. Sabemos que este trabalho também é desenvolvido pelo Centro de Diagnóstico do Hospital do Amor, que é um presente, um privilégio para as mulheres da nossa região que muitas vezes não é procurado pela falta de conscientização", disse.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.