O mutirão de combate ao Aedes aegypti em Nova Andradina chega neste sábado, dia 1 de fevereiro, ao Centro Educacional, das 8 às 12 horas.
Desde o mês de dezembro passado, a Prefeitura intensificou as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Dentre as ações estão os mutirões de limpeza nos bairros, que acontecem semanalmente.
As equipes de vigilância em saúde, saúde da família e equipe de combate à dengue, vão passar de casa em casa eliminando possíveis focos, recolhendo materiais inservíveis e tudo o que possa acumular água. Além da limpeza nos quintais, o objetivo da ação é conscientizar a população.
Na semana passada, o mutirão atendeu o bairro Horto Florestal. Foram recolhidos três caminhões lotados com móveis velhos, geladeiras, garrafas, entre outros.
No momento, o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti), divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde de MS, classifica o município de Nova Andradina com risco médio de surto de doenças transmitidas pelo aedes.
"A recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. A população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar criadouros do mosquito", alerta o secretário Arion Aislan.
Mantenha as casas e quintais limpos
Eliminem garrafas, sacos plásticos, bacias, potes, copinhos, descartáveis e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água, como caixas d’água e piscinas, atitudes fundamentais para o controle do mosquito.
Notificações de dengue em Nova Andradina
Até o momento, o município tem registradas 34 notificações de dengue e uma morte por dengue hemorrágica.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.