Buscar

13/07/2023 às 13:25, Atualizado em 12/07/2023 às 19:28

Mato Grosso do Sul tem 27 casos de Febre Maculosa sob investigação

Resultados dos testes devem ficar prontos nos próximos dias

Cb image default
Febre maculosa é adquirida pela picada do carrapato infectado com riquétsia. (Foto: Reprodução) - (Foto: Ilustrativa)

Mato Grosso do Sul tem 27 moradores com suspeita de febre maculosa. De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), os casos estão sob investigação e os pacientes em tratamento domiciliar.

“As amostras foram enviadas ao laboratório de referência nacional, em São Paulo, e os primeiros resultados estarão disponíveis em alguns dias”, informou a Secretaria Estadual de Saúde..

Até agora, o Estado já teve 29 notificações da doença. Além dos 27 suspeitos, outros dois foram descartados, o primeiro deles de um morador de Ribas do Rio Pardo, de 29 anos, e o segundo de uma idosa de Campo Grande, de 63 anos.

O que é a Febre Maculosa?

A Febre Maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda de gravidade variável, podendo apresentar formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de mortalidade.

São as grandes chances de óbitos que causam maior preocupação entre especialistas sobre um possível surto da doença. Para o doutor em biologia molecular, Renato Andreotti, também pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), cerca de 40% dos diagnósticos positivos da doença resultam em morte.

“Isso os que foram diagnosticados, alguns só descobrem a doença após a morte”, comentou o pesquisador. “O agente é de baixa circulação, mas de alta virulência, tendo uma evolução rápida, podendo levar à morte”, complementou.

Isso ocorre, pois os sintomas da Febre Maculosa possuem grande semelhança com a Dengue. Entre eles estão:

Febre

Náusea e vômito

Mialgia (dor muscular)

Exantema máculo-papular, petéquia, equimoses (manchas avermelhadas) e hemorragias

Diarreias (menos comum)

“Se a pessoa não avisar ao médico que foi picada por um carrapato, o profissional pode pensar se tratar de um caso de dengue”, complementa Andreotti.

Fui picado por um carrapato, o que fazer?

Antes de entender quais os procedimentos em casos de picadas de um carrapato, é importante saber como evitar que os parasitas tenham contato com nossa pele.

Conforme a Embrapa, alguns cuidados podem ser tomados ao frequentar locais com maior probabilidade de carrapatos, como parques, áreas rurais e beiras de rios.

Confira as dicas:

Usar roupas com mangas longas, botas e calça comprida (com a parte inferior colocada para dentro das meias)

Utilizar roupas claras (para facilitar a visualização de carrapatos)

Após utilização, colocar as roupas em água fervente para a retirada dos carrapatos.

Ao encontrar um carrapato no corpo, retirá-lo o mais rápido possível com uso de uma pinça, para que seu conteúdo não seja inserido no nosso corpo ou seus ‘dentes’ não fiquem grudados na pele (veja na imagem abaixo).

Após retirar o carrapato, colocá-lo em um frasco com álcool 70% nunca esmagar o carrapato entre as unhas para evitar contaminação.

Caso a pessoa apresente os sintomas da Febre Maculosa, procurar um médico e informá-lo sobre o contato com o carrapato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.