“Mato Grosso do Sul é o terceiro estado em número de testagens comparado a todos os estados do Brasil”. A informação é do diretor-presidente do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul), Luiz Henrique Demarchi.
Segundo ele, são mais de 70 mil testes RTC-PR, de biologia molecular, realizados pelo laboratório e por parceiros. “O exame de biologia molecular, pelo fato de pegar a fase inicial da doença, favorece o diagnostico oportuno para fazer o isolamento”, enfatiza o diretor.
No entanto, também entram para as estatísticas resultados positivos de outros tipos de testagem, como o sorológico e o teste rápido, feito através de coleta com swabs (uma espécie de cotonete).
O levantamento, conforme Demarchi, é do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), que passou a monitorar a doença por conta própria desde que o Ministério da Saúde apresentou inconsistências na divulgação dos dados.
Números em MS
Com mais 988 testes positivos e 11 mortes registradas nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul chegou aos 39.381 casos confirmados do novo coronavírus e aos 668 óbitos. As informações são do boletim epidemiológico desta quarta-feira (19).
Dos 39 mil infectados pela doença, 6.443 estão em isolamento domiciliar, 31.750 estão recuperados e 520 internados. Somando com seis pacientes de outros estados, são 283 hospitalizados em leitos clínicos e 243 em UTIs.
Desde janeiro, foram 173.286 casos notificados. Destes, 3.212 aguardam o resultado das análises laboratoriais, 2.384 precisam ser encerrados pelas secretarias municipais de saúde e 128.309 foram descartados.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.