A SES (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul) descartou, inicialmente, o primeiro caso suspeito de coronavírus no Estado. O exame do Lacen realizado no rapaz de 24 anos, morador em Ponta Porã, deu negativo para oito tipos de vírus. Ele passou temporada recente na Tailândia e China, epicentro da doença que já fez mais de 2,7 mil vítimas.
Agora, a Secretaria aguarda a contraprova do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP) e a previsão é que o resultado saia na próxima semana.
Conforme mostrado anteriormente pelo Dourados News, outros seis casos são tratados dentro do protocolo de classificação do Ministério da Saúde como potenciais para a doença e estão sendo investigados.
Todos são de Campo Grande e dois desses pacientes deram positivo para Influenza A no primeiro momento.
Conforme nota encaminhada pela assessoria de imprensa, desde janeiro a pasta tem tomado medidas de prevenção e monitoramento do novo coronavírus.
Foi criado o Centro de Operações de Emergência (COE/MS), com o objetivo de auxiliar na definição de diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle, bem como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado.
Também foi elaborada nota técnica sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames.
A nota já foi enviada aos profissionais de saúde dos 79 municípios e também a todos os serviços de saúde públicos e privados.
A SES também realizou reuniões nos municípios de Corumbá e Ponta Porã para prestar cooperação técnica na construção do fluxo de vigilância e atendimento de possíveis casos suspeitos na região de fronteira. (Com informações da SES)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.