Buscar

22/05/2021 às 11:00, Atualizado em 22/05/2021 às 00:44

Com variante indiana no Brasil, MS fortalece fiscalização contra covid na fronteira

Última nota divulgada pela SES aponta medidas preventivas para evitar variante em MS

Os primeiros casos da variante B.1617, originada na Índia, foram registrados no Brasil, na quinta-feira (20).

Foram notificados, a princípio, 6 casos da variante no Estado do Maranhão. Em Mato Grosso do Sul, ainda não foram notificados casos da variante, que é vista como preocupação global.

Inclusive, o Estado recebeu orientações da Rede do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), do Ministério da Saúde, em relação ao monitoramento da variante Indiana.

A Secretaria de Estado de Saúde reforça a necessidade da continuidade das ações de distanciamento social na prevenção ao Coronavírus.

Além disso, a pasta encaminhou aos municípios comunicados em relação à nova variante. Mato Grosso do Sul mantém o sequenciamento genômico das variantes da covid-19.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) enviou ofício ao Ministério da Saúde solicitando o fortalecimento de ações contra as novas variantes.

Entre as ações, está à instauração imediata de maior rigor no sistema de vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, junto com a exigência obrigatória de quarentena de 14 dias para os passageiros oriundos de países com alta prevalência de variantes de atenção do coronavírus.

Além da aquisição e distribuição dos testes de antígenos a todas as unidades da federação. Também foi solicitada a ampliação da Rede Nacional de Vigilância Genômica.

“Mato Grosso do Sul realiza o teste de antígeno nos municípios de fronteira para agilizar a detecção de pessoas com a covid-19 e dar maior agilidade nas ações de prevenção e controle”, pontuou a SES em nota.

VARIANTE

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou em 14 de maio um comunicado sobre a confirmação de dois casos na Argentina de casos de Covid-19 com a variante indiana do coronavírus. O informe de risco, que foi encaminhado aos três Estados da Região Sul que fazem fronteira com a Argentina busca reforçar o monitoramento de possíveis mudanças no perfil de casos nesses locais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.