Buscar

27/06/2023 às 12:34, Atualizado em 27/06/2023 às 11:53

Com novos casos em Dourados, sobe para 8 pacientes com suspeita de febre maculosa em MS

Pacientes são uma mulher e uma criança que moram na área urbana, não são da mesma família e estão sendo acompanhados pela prefeitura.

Cb image default
Além da febre maculosa, os carrapatos podem transmitir outras doenças ao homem, como a borreliose de Lyme, além de outras que só atingem animais. — Foto: Vinícius Rodrigues de Souza

Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou mais dois casos suspeitos de febre maculosa em Mato Grosso do Sul: uma mulher de 23 anos e uma criança de dois anos, ambos de Dourados. Ao todo, são oito pessoas monitoradas pela pasta, todas em tratamento domiciliar.

Outros dois casos tinham sido notificados, mas foram descartados. Sendo de um homem de 29 anos, do município de Ribas do Rio Pardo e de uma idosa de 63 anos, de Campo Grande.

De acordo com a prefeitura de Dourados, a mulher e a criança moram na área urbana, não são da mesma família e estão sendo acompanhados pelo Centro de Informações Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS-Dourados) , através das equipes de atenção primária.

“Foram feitos todos os protocolos iniciais de atendimento indicados pelo Ministério da Saúde como notificação, coleta de sangue e receituário. Apenas a criança ficou dois dias internada na UPA por causa do medicamento endovenoso e já está bem”, explica Emerson Eduardo Correa, gerente da Vigilância Epidemiológica.

Casos suspeitos

Aquidauana: um homem, de 61 anos;

Figueirão: uma mulher, de 48 anos;

Aparecida do Taboado: um homem, 72 anos;

Dourados: uma mulher de 23 anos e uma criança de 2 anos;

Campo Grande: uma criança, de 1 ano e dois homem, de 29 e 61 anos.

Ao g1, a gerente estadual do Zoonoses, Camile Sanches Silva alertou sobre os sintomas da doença.

Qualquer paciente que apresente febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e mal estar em geral, associado ao histórico de contato com o carrapato ou acesso a áreas de riscos nos últimos 14 dias é considerado suspeito”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.