Buscar

07/11/2023 às 07:04, Atualizado em 06/11/2023 às 15:27

Com 46 em MS, profissionais do Mais Médicos passam por acolhimento para atuação pelo SUS

Com a meta de 28 mil médicos até o fim de 2023, o Mais Médicos já bateu recorde de profissionais em atuação desde a criação do programa em 2013.

Cb image default
Divulgação

Mais Médicos terá mais 3,4 mil profissionais em atuação pelo SUS em 1.309 cidades em todas as regiões do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, segundo o Ministério da Saúde, são 46. A partir desta segunda (6), médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior, selecionados pelo programa, começam o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv).

O curso, presencial e obrigatório antes do início das atividades nos municípios, acontecerá simultaneamente em São Paulo (SP), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG), com encerramento previsto para dezembro. Os novos profissionais irão se juntar aos 21 mil médicos em atuação atualmente pelo programa.

Com a meta de 28 mil médicos até o fim de 2023, o Mais Médicos já bateu recorde de profissionais em atuação desde a criação do programa em 2013. A prioridade é garantir assistência e acesso à saúde para a população em municípios de maior vulnerabilidade social, regiões de fronteira e vazios assistenciais, na região da Amazônia Legal e periferias das grandes cidades. A retomada do programa garantirá o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros.

Em 2023, o Mais Médicos também bateu recorde de inscrições de brasileiros formados no país – mais de 34 mil no primeiro edital – um número inédito. As vagas não preenchidas por esses profissionais, com prioridade na seleção, são ocupadas por brasileiros formados no exterior e em seguida, médicos estrangeiros formados em outros países.

Ao final do curso, os 1.038 médicos que fizerem a capacitação em Salvador serão designados para municípios das regiões Nordeste, Norte e do estado do Espírito Santo. Já os 1.107 médicos que farão o curso em Belo Horizonte serão encaminhados para os estados do Centro-Oeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Finalmente, os 1.291 médicos que frequentarem o treinamento em São Paulo serão enviados para cidades da região Sul e do estado de São Paulo. Ao todo, são 3.430 médicos brasileiros com diploma do exterior e 6 estrangeiros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.