Buscar

31/05/2021 às 14:01, Atualizado em 31/05/2021 às 13:37

Butantan aponta que covid deve ser controlada com 75% de vacinados

Atualmente, o Brasil tem apenas 10,42% da população do país vacinada com duas doses de imunizantes contra a covid-19

Cb image default
Foto - reprodução Internet

A pandemia pode ser controlada com 75% da população adulta vacinada contra a covid-19, segundo um estudo conduzido pelo Instituto Butantan em Serrana (SP).

Reportagem do Fantástico, da TV Globo, mostrou os resultados do estudo que conseguiu imunizar mais de 95% da população vacinável do município do interior paulista.

Após dois meses de vacinação com a CoronaVac, vacina produzida pelo Butantan, a imunização promovida pelo estudo terminou em 11 de abril.

Depois do fim da vacinação, as mortes por covid-19 na cidade caíram 95%. Já as hospitalizações pela doença tiveram queda de 86%, enquanto os casos sintomáticos caíram 80%.

Além disso, o Butantan observou que a pandemia foi controlada na cidade após a imunização completa com duas doses de 75% da população vacinável, que incluem os adultos com 18 anos ou mais, com exceção para pessoas com comorbidades graves e gestantes.

"Às vezes, as pessoas começam a ver, está aumentando a vacinação, mas não conseguimos controlar a pandemia, mas é justamente porque não atingimos um nível suficiente para controlar a pandemia", explicou Ricardo Palacios, diretor médico de pesquisa clínica do Butantan.

Segundo dados do estudo, a primeira dose foi aplicada em 27.722 pessoas, o que representa 97,7% da população alvo. Já a dose de reforço foi aplicada em 27.160 pessoas, o que significa 95,7% do público alvo.

Os efeitos do estudo começaram a ser evidenciados na cidade entre o fim de março e o início de abril.

Em março, Serrana tinha registrado 699 casos de covid-19 e 20 mortes pela doença. Em abril, mesmo durante o mês mais mortal da pandemia no país — com 82.401 óbitos —, foram 215 casos e apenas seis mortes.

Ainda antes de atingir 75% da população vacinada, o Butantan notou que a imunização completa de metade do público alvo já trouxe evidências dos efeitos da vacinação no controle de pandemia.

Atualmente, o Brasil tem apenas 10,42% da população do país vacinada com duas doses de imunizantes contra a covid-19 — além da CoronaVac, também são aplicadas a vacina de Oxford/AstraZeneca e o imunizante da Pfizer/BioNTech, ambos com doses de reforço.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.