Buscar

28/06/2021 às 12:30, Atualizado em 28/06/2021 às 11:17

Brasil recebe mais de 5 milhões de doses de vacinas em uma semana

O Brasil recebeu um total de 5,4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 nesta semana. De terça-feira (22) a domingo (27), foram 3 milhões de doses do imunizante da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson (J&J), e 2,4 milhões da Pfizer, em parceira com a alemã BioNTech.

O último lote chegou na manhã deste domingo (27). A Pfizer entregou ao país mais 936 mil doses da vacina contra Covid-19. O avião que saiu de Miami com os imunizantes pousou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, por volta das 7h30.

Duas remessas anteriores foram enviadas na quinta e terça-feira, com 936 mil e 528.840 doses, respectivamente, totalizando 17 lotes com vacinas da empresa americana entregues ao Brasil até o momento, por meio de um acordo da empresa com o Ministério da Saúde.

No total, esse acordo prevê a entrega de 200 milhões de doses do imunizante. A Pfizer diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021. O Brasil também recebeu doses da Pfizer por meio do consórcio global Covax Facility. Foram entregues 842 mil doses no dia 20, também pelo Aeroporto Internacional de Viracopos.

A chegada das 3 milhões de doses da Janssen, doadas ao Brasil pelos Estados Unidos, estavam previstas para a sexta-feira (25). Mas a logística precisou ser alterada e os imunizantes chegaram em duas remessas. De acordo com o Ministério da Saúde, a mudança foi em decorrência do peso das vacinas, de 22 toneladas.

O primeiro lote, de 2,05 milhões de doses, desembarcou na sexta no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Outras 942 mil vacinas chegaram na manhã de sábado (26). As duas aeronaves partiram de Fort Lauderdale, na Flórida.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, estiveram presentes na chegada das vacinas da Janssen. As 3 milhões de doses serão distribuídas em todas as unidades da federação. Sua aplicação requer uma única dose.

Coronavac

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), anunciou a chegada de 1 milhão de doses prontas da vacina Coronavac, contra Covid-19, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Trata-se da primeira entrega de aplicações totalmente finalizadas do imunizante ao Brasil desde dezembro do ano passado.

A entrega do montante está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (29), no aeroporto de Guarulhos. Doria afirmou que a chegada do imunizante foi possível após acordo com o vice-presidente da Sinovac, Weining Meng, que esteve em reunião com o governador na última terça.

Fonte - Jornal O Globo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.