Buscar

02/06/2021 às 13:30, Atualizado em 02/06/2021 às 11:00

Asilo de MS confirma surto de Covid com 10 casos positivos e 3 mortes de idosos; todos haviam sido imunizados

Direção do Asilo ILPI São Francisco afirmou que os 18 idosos da instituição foram imunizados com as duas doses da Coronavac.

Cb image default
Asilo São Francisco confirma surto de Covid com 10 casos positivos e 3 mortes, em Guia Lopes da Laguna. — Foto: Asilo São Francisco/Divulgação

Um lar de idosos em Guia Lopes da Laguna, confirmou na tarde desta terça-feira (1º), que registra um surto de Covid-19 com 10 casos confirmados e 3 mortes.

Segundo a coordenação da instituição, todos os idosos já haviam sido imunizados com as duas doses da Coronavac e a suspeita é que uma funcionária teria sido a responsável pela contaminação.

Conforme a coordenadora do Asilo ILPI São Francisco, Luciene Peixoto Larrea, todos os 18 idosos da instituição já haviam sido imunizados com as duas doses da Coronavac. A primeira aplicação foi no dia 19 de janeiro e a segunda, no dia 9 de fevereiro.

A Secretaria de Saúde do município confirmou que três idosos da instituição morreram de Covid-19 nesta semana e que todos já tiveram materiais coletados para a verificar se foram contaminados. Todos estão sendo assistidos pela secretaria e também pela vigilância epidemiológica.

O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio, explicou que existe uma pequena margem que mesmo vacinada, pode se infectar. Ele ainda afirmou que dentro desses infectados há uma margem minúscula que pode evoluir para uma forma grave, em especial quem tem alguma condição de base que facilite o desenvolvimento de forma grave da infecção.

Em maio, o município de Guia Lopes da Laguna, de quase 10 mil habitantes, se tornou a primeiro epicentro da doença em Mato Grosso do Sul, quando um frigorífico da cidade, onde seis funcionários testaram positivo para a doença em um intervalo de 7 dias. Na época foram registrados 106 casos da Covid-19, de acordo com a secretaria de Saúde do município. A incidência de casos era a maior do estado: 53 vezes maior do que a da capital Campo Grande (2 casos por 10 mil habitantes ) e quase 9 vezes maior do que a média nacional (12 casos por 10 mil habitantes).

Conforme o asilo, foram registrados nesta semana 5 óbitos, sendo três confirmados de Covid-19 nos dias 26, 29 e 31 de maio, todos com comorbidades. Além desses casos, dois idosos estão internado por conta da doença e outros três aguardam resultado. Outros 11 estão em isolamento na entidade.

O G1 entrou em contato com o Instituto Butantan, responsável pela produção da Coronavc no Brasil, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.