Buscar

12/05/2021 às 15:04, Atualizado em 12/05/2021 às 15:20

Vacinação contra Covid-19 passa a contar com doses da Pfizer em Batayporã

Segundo a enfermeira coordenadora da imunização, Ângela Rocha, as vacinas vão possibilitar a ampliação da cobertura do público-alvo da vez

Cb image default
Público com comorbidades precisa apresentar laudo médico para receber imunização. Foto: Maicon Araújo

As 60 doses de imunizantes da Pfizer contra Covid-19 já estão sendo aplicadas nas salas de vacinas das Estratégias de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia e Santo Antônio em Batayporã nesta quarta-feira (12). Este é o 20º lote de imunizantes encaminhado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS). A remessa chegou ao município no fim da tarde da última terça-feira (11).

Segundo a enfermeira coordenadora da imunização, Ângela Rocha, as vacinas vão possibilitar a ampliação da cobertura do público-alvo da vez – trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades incluídas na lista de prioridade do Ministério da Saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) e gestantes.

“Não foi incluído nenhum grupo novo. Ainda estamos concluindo esse público e também vacinando alguns idosos, que ficaram sem receber a vacina por algum motivo adverso”, explicou a coordenadora. Segundo o sistema E-Vacine, até o momento 2.780 pessoas receberam a primeira dose de imunizante em Batayporã.

Gestantes não podem ser vacinadas com AstraZeneca

A SES-MS suspendeu ontem a vacinação de gestantes que ainda não tomaram a primeira dose com o imunizante AstraZeneca. Conforme o órgão, a medida é preventiva e segue orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Em nota técnica, a Secretaria afirmou que não houve nenhum relato de reação adversa em Mato Grosso do Sul, mas a medida será mantida até novas orientações serem repassadas. As gestantes podem continuar sendo imunizadas normalmente com doses da Pfizer e CoronaVac.

D2 de CoronaVac

Embora haja previsão de novo envio de CoronaVac ao Estado para esta semana – 27 mil doses de acordo com publicação da SES - ainda não é possível projetar a quantidade de doses que serão destinadas para Batayporã nos próximos dias. As novas remessas serão utilizadas para segunda aplicação (D2) em pessoas que receberam a primeira dose em março e abril.

Vacinação contra a gripe

Além da vacinação contra a Covid-19, o município promove a campanha de imunização contra a gripe. A vacina previne Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. No momento, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, profissionais da Saúde, professores e idosos podem ser imunizados.

A partir do dia 9 de junho também serão imunizados indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

O Ministério da Saúde recomenda que pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 aguardem pelo menos 14 dias para receber a vacina contra gripe. A estratégia não se deve a reações já monitoradas, e sim à falta de estudos detalhados sobre a combinação dos dois imunizantes, o que faz o órgão optar por uma postura de precaução.

Serviço

As salas de vacinas das ESF Santo Antônio e Santa Luzia realizam atendimento das 7h às 10h e das 13h às 16h de segunda a sexta-feira. As equipes das unidades orientam à população para que apresente cartão SUS, CPF e carteirinha de vacinação ao comparecer para ser imunizada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.