Com a estiagem que durou mais de 120 dias na região, período em que não foram registrados volumes significativos de chuva conforme aponta relatório da Defesa Civil, a Prefeitura de Batayporã tem desenvolvido ações para auxiliar os produtores locais.
A situação levou a Administração a declarar situação de emergência pública por meio do decreto n. 102, de 24 de agosto. O instrumento jurídico visa dar mais celeridade ao combate à estiagem, como na aquisição de materiais, mobilização de força de trabalho e no estabelecimento de parcerias.
A Prefeitura tem fornecido bagaço de cana moído, conhecido como bagacinho, para reforçar a alimentação do gado e outros animais. A suplementação foi viabilizada por meio de parceria com a Usina Laguna. Nos pontos mais críticos, houve o abastecimento de água nas caixas para o consumo nas residências e para suprir os animais nos pastos.
Durante visita ao Assentamento São João na última quarta-feira (25), o prefeito Germino Roz (PSDB) conversou com os assentados e afirmou que o município também disponibilizará apoio técnico.
“O bagacinho é importante porque pode ser adicionado a outros nutrientes e garantir um reforço na alimentação dos animais, mas é importante ressaltar que, além disso, o médico veterinário e toda nossa equipe estão à disposição dos produtores”, informou Germino.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.