Buscar

09/03/2021 às 17:00, Atualizado em 09/03/2021 às 20:24

Falta de leitos e recorde de internações no Estado reforçam apelo por prevenção à Covid-19 em Batayporã

Mato Grosso do Sul vive pico da pandemia e adota novas medidas de enfrentamento

Cb image default
Divulgação

O prefeito Germino Roz (PSDB) participou de reunião na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) na última segunda-feira (8), ocasião em que a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, apresentou um panorama sobre os índices de Covid-19 no Estado.

A situação é crítica e exige esforços dos gestores. Campo Grande, Dourados e Nova Andradina atualmente estão com todos os leitos das unidades de terapia intensiva (UTI) ocupados, além de um recorde de internações em Mato Grosso do Sul ter sido registrado ontem – 724 pacientes hospitalizados.

“Esse alerta não é à toa. Estamos sem saída para novos casos graves e a população tem que se conscientizar disso. Nossa referência é o Hospital Regional de Nova Andradina, que já está sobrecarregado. Há um decreto bastante restritivo em vigor, mas ainda assim, encontramos resistência em medidas muito simples: usar máscara e não aglomerar”, analisou Germino.

Nesta terça-feira (9), o Governador Reinaldo Azambuja realizou live para atualizar dados sobre a pandemia e anunciar novas medidas pautadas pelo Comitê de Operações Emergencial (COE). Segundo o chefe do Executivo Estadual, já são 3.491 vítimas fatais do novo Coronavírus, houve aumento de 20% da média móvel de casos nos últimos dias e o registro de uma nova variante do vírus, mais contagiosa. O cenário fez a Secretaria de Estado de Educação (SED-MS) recuar e cancelar o retorno das aulas presenciais.

“É preciso respeitar as ações adotadas, que são avaliadas por um conjunto de especialistas. Não é o momento de irmos na contramão, mas de reforçar a fiscalização, e principalmente, o pedido de consciência a todos os cidadãos”, acrescentou o prefeito.

Em Batayporã, o último boletim epidemiológico editado pela Secretaria municipal de Saúde apontou 22 casos ativos da doença, outros 27 suspeitos e 525 confirmados. Há ainda incidência de 11 óbitos.

A vacinação prossegue conforme o envio de doses pelo Estado. Até o momento, 487 pessoas foram vacinadas no município. A cobertura segue os critérios pautados pela SES-MS e irá prosseguir entre os idosos de 77 anos. É possível conferir a atualização do vacinômetro pela página da Prefeitura no Facebook.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.