Buscar

22/03/2021 às 16:49, Atualizado em 22/03/2021 às 19:52

Em reunião com Geraldo Resende, Prefeitura reforça compromisso de combate à pandemia

A orientação do secretário foi para que os municípios sigam as prescrições do Estado.

Cb image default
Foto: Maicon Araújo

O prefeito Germino Roz (PSDB) participou nesta segunda-feira (22) de reunião online realizada entre o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a secretária adjunta da pasta, Christine Maymone, e os prefeitos dos outros 78 municípios de Mato Grosso do Sul para discutir medidas urgentes de contenção do avanço da pandemia do novo Coronavírus.

A orientação do secretário foi para que os municípios sigam as prescrições do Estado. “Dado o momento caótico que estamos enfrentando, é preciso quebrar esse ciclo de transmissão”, pontuou Germino. Atualmente, Batayporã acompanha as medidas restritivas pautadas pelo Governo Estadual, a exemplo do toque de recolher entre as 5h e 20h e o endurecimento das normas de sanitização em estabelecimentos.

Outro assunto presente na pauta foi a aquisição de vacinas via consórcios próprios. Segundo o prefeito, a prioridade são a agilidade e a transparência na ministração dos imunizantes encaminhados pelo Ministério da Saúde, pois as vacinas adquiridas diretamente pelos municípios podem ser confiscadas pela União e redistribuídas via Programa Nacional de Imunização (PNI). “É uma verdadeira roleta-russa os municípios adquirirem doses de vacinas agora”, analisou a secretária-adjunta.

Diante do cenário, Batayporã irá corresponder à recomendação. “É uma questão ainda não resolvida e temos visto várias prefeituras no meio desse impasse. Os secretários nos aconselharam a concentrar esforços em uma logística inteligente para as vacinas que temos recebido e, claro, reforçar os mecanismos de prevenção”, acrescentou o chefe do Executivo.

Vacinômetro

A expectativa é de que Batayporã alcance o total de 965 pessoas vacinadas ainda nesta semana. O número corresponde a cerca de 10% da população local. Até a chegada do 8º lote, 765 pessoas já haviam recebido o imunizante. No último domingo (21), mais 200 doses foram encaminhadas. A remessa é destinada aos idosos de 68 anos moradores da área urbana. O público está sendo vacinado a partir de agendamento feito pelas agentes comunitárias de saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.