Buscar

30/09/2019 às 14:00, Atualizado em 30/09/2019 às 15:13

Batayporã oferece programa de práticas integrativas á população

Para Takahashi é uma grande conquista, implantar este tipo de tratamento no município.

Cb image default
Divulgação

O Prefeito de Batayporã, Jorge Takahashi assinou o Decreto 54/ 2019, o qual determina a Secretaria Municipal de Saúde oferecer à população bataiporaense o Programa Práticas Integrativas e Complementares objetivando ampliará a oferta de cuidados em saúde através da política e diretrizes com a utilização de práticas de acupuntura, com inserção de agulhas; auriculoterapia; terapia com florais de forma descentralizada, programando e executando de forma integrada, ás questões educacionais, avaliativas, diagnósticas, ambientais e científico-tecnológicas.

Para Marcela Macedo, Secretária de Saúde do município, “é uma grande conquista, uma vez que se trata da ampliação do atendimento aos (as) nossos (as) munícipes que contam a partir de então com um tratamento diferenciado, utilizando técnicas milenares, hoje, aceitas e aplicadas na medicina como forma de tratar várias doenças. A acupuntura é um tipo de intervenção milenar que ainda não é muito bem compreendida em países do ocidente, principalmente por conta da enorme diferença cultural que existe em relação a alguns países do oriente, como China, Coréia e Japão, precursores dela. Ela pode ser resumida como uma terapia que se utiliza de agulhas, para estimular pontos específicos com o objetivo de equilibrar a energia da pessoa e sua interação com o meio ambiente”.

Prossegue, “para tentar explicar esta energia, é possível fazer uma comparação mais simples. Todos nós temos milhares de veias e artérias, grandes e minúsculas, como um encanamento extremamente complexo, responsável em garantir que cada milímetro do corpo seja nutrido com o sangue. Para a acupuntura, existe uma segunda rede complexa de transmissão, que carrega a energia, que também nutre nosso corpo todo. Este sistema complexo permite que a energia seja levada de forma equilibrada a todos os tecidos, órgãos, vísceras, músculos, tendões, ossos, etc. Neste caso, ela acredita que as dores e as doenças são alterações no equilíbrio energético, seja no fluxo ou na concentração. Por exemplo, uma dor de cabeça em pressão pode ser interpretada como um excesso de energia na cabeça, devido a algum bloqueio em níveis inferiores, ou em algum órgão ou víscera que tenha relação com a cabeça; problemas respiratórios podem ser vistos como uma fraqueza energética do pulmão; dores nas costas podem estar associadas a um desequilíbrio entre os dois principais tipos de energia (Yin e Yang) do rim”.

“Quanto a Auriculoterapia, Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos. O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano por constituir um microssistema, podendo refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, dos membros, tronco, dos tecidos e dos órgãos dos sentidos. Quando se produz um estado patológico em qualquer parte do corpo humano isto é refletido na orelha com reações positivas de caráter e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade”, explica.

Para Takahashi é uma grande conquista, implantar este tipo de tratamento no município. “Buscamos sempre, o melhor para nossa população. Temos o compromisso, desde que assumimos o Governo Municipal em realizar obras e oferecer serviços que atendam ás reivindicações de nossa gente, principalmente no tocante a saúde, uma de nossas prioridades, pois doença não espera, tampouco avisa quando chega. Assim nos esforçamos a fim de que a municipalidade seja bem atendida e supridas suas necessidades”, ressaltou o prefeito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.