Neste sábado (15), a Prefeitura de Batayporã inaugurou a extensão da Escola Municipal Benedita Figueiró de Oliveira, um novo espaço para atender a demanda da Educação Infantil no município. A cerimônia foi conduzida pelo prefeito Germino Roz e pela secretária de Educação, Fernanda Scarlat Martins, que esteve acompanhada da secretária interina, Fabiana Luiza de Souza. A primeira-dama Thayse Melo, o vice-prefeito Cacildo Paião, representantes do Poder Legislativo, da Polícia Militar e da comunidade local também participaram do evento.
Com a ampliação, a escola passa a oferecer mais turmas de berçário, maternal, pré-I e pré-II, atendendo um total de 178 alunos nos dois períodos. O feito zerou a fila por vagas em creches, garantindo 100% de demanda atendida na Educação Infantil. A estrutura está pronta para receber os alunos na próxima segunda-feira (17), quando a Rede Municipal de Ensino retomará as atividades letivas. A unidade será gerida pela diretora Ana Lúcia Pontes.
Os investimentos em infraestrutura foram realizados com recursos próprios do município e os trabalhos de reforma e adequação foram desempenhados pela Secretaria Municipal de Obras. O investimento é estimado em R$ 350 mil. Já a previsão mensal para manutenção de pessoal e operação é de R$ 70 mil.
Homenagem
A escola foi instalada em um imóvel pertencente à família do ex-prefeito Jercé Euzebio de Souza. Como forma de prestar homenagem à ex-primeira-dama Maria Suely Pereira de Souza, falecida em 2021, vítima de Covid-19, a brinquedoteca da escola foi batizada com o nome da ex-gestora, conhecida pelo seu trabalho no magistério e pelo engajamento com a infância no período em que esteve à frente da pasta de Assistência Social.
A inauguração da brinquedoteca, somada à presença de crianças das escolas municipais e à ministração feita por líderes eclesiásticos, como o padre Celestino Sandi e o pastor Amiel Campos, emocionou o público presente.
Avanços
Na ocasião, o prefeito Germino Roz e a secretária Fernanda Scarlat destacaram os avanços atuais na área da Educação e enfatizaram o compromisso com a políticas públicas de promoção e proteção da infância.
"É muito especial saber que zeramos a fila por vagas. Criança fora da escola dificulta o trabalho das famílias e prejudica toda a Educação. Escola foi feita para acolher e, aqui, sabemos que nossas crianças serão acolhidas por profissionais qualificados e um espaço digno, todo pensado para ser especial para elas", afirmou o chefe do Executivo.
"Nós começamos o mandato sem recursos, mas hoje temos uma rede reestruturada, com muitos recursos para as crianças e os professores. Inclusive, voltaremos às aulas com novidades importantes, como as mochilas de rodinhas para os alunos", descreveu.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.