Buscar

05/08/2021 às 15:00, Atualizado em 05/08/2021 às 14:43

Batayporã atinge 30% da população geral imunizada com D1 e D2

Entenda a diferença entre os percentuais de imunização, vacinação e meta vacinável

Cb image default
População deve estar atenta à aplicação da segunda dose. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Batayporã já imunizou 30% da população geral. O índice corresponde às pessoas que receberam as duas doses de vacina ou dose única.

Os dados foram extraídos do Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) nesta quinta-feira (05).

Segundo a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches, é necessário esclarecer três aspectos do monitoramento da vacinação. O primeiro é a diferença entre os termos imunizado e vacinado. “A imunização completa só acontece com as duas doses da vacina ou com a vacina de dose única. Esse marcador é o que realmente devemos comemorar”, salientou a gestora.

O índice de vacinados representa as pessoas que ainda não receberam D2. Até o momento, Batayporã ministrou a primeira dose (D1) em 61,96% da população geral, que é estimada em 11.349 habitantes pela SES-MS.

“Existe ainda um outro marcador importante, que é a meta de vacináveis. Nesse caso, já imunizamos 40,96% da meta e vacinamos outros 83,49%”, acrescentou Letícia. A chamada ‘meta vacinável’ implica pessoas de 18 anos ou mais e grupos prioritários.

A SES-MS sinaliza uma meta de 8.423 pessoas imunizadas no município. A estimativa pode mudar caso o Ministério da Saúde inclua outros grupos na campanha, como crianças, por exemplo. No total, Batayporã já aplicou 9.879 doses de vacina. Destas, 6.429 são D1, 2.847 são D2 e outras 603 são dose única (DU).

“Nós sempre priorizamos a transparência e enfatizamos os dados da população geral imunizada que é para a cidade ter um parâmetro consciente sobre a cobertura. Temos a responsabilidade de explicar as diferenças entre os índices, por mais que nossa agilidade seja destaque, para que as pessoas não construam uma falsa sensação de segurança. É preciso manter todos os cuidados e evitar a circulação de variantes do vírus”, finalizou a secretária.

Estratégia

Na sexta-feira (6) será vacinada a população geral com 20 anos ou mais a partir das 13h30 na Feira Municipal. É preciso portar RG, CPF, cartão SUS e carteira de vacinação. Na segunda-feira (9), serão aplicadas D2 de Pfizer para quem recebeu D1 no dia 2 de junho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.