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15/01/2025 às 10:35, Atualizado em 14/01/2025 às 23:54

Sidônio Palmeira assume Secom e reforça regulamentação das redes: "Faroestes digitais"

O publicitário trabalhou na campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022 e substituirá Paulo Pimenta

Sidônio Palmeira tomou posse, nesta terça-feira (14), como ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República. O evento aconteceu em Brasília e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O publicitário Sidônio Palmeira substituirá o agora ex-ministro Paulo Pimenta. O marketeiro, responsável pela campanha de Lula em 2022, começou dizendo que nunca almejou ter um cargo público, mas mudou de ideia após acompanhar a polarização do país após a última eleição presidencial.

Segundo ele, a direita e a extrema-direita fizeram uso indevido das redes sociais para disseminar desinformação. “O que me traz aqui é a força que me fez contribuir nas eleições de 2022, a mais importante da história do país, e a força de estar do lado certo da história. Também assumo esse desafio guiado pelo meu sentimento de justiça. Temos um presidente que recebeu um país destruído e desmoralizado para governar. Em apenas dois anos, o seu governo arrumou a casa, melhorou os indicadores econômicos, de justiça social e de combate à pobreza. Fez renascer ministérios e programas sociais importantes, reduziu a mortalidade infantil e está retirando milhões de brasileiros do mapa da fome", começou.

“Mas esse trabalho não está sendo percebido por parte da população. A informação do serviço não chega à ponta, a população não consegue ver o governo e suas virtudes. A mentira nos ambientes digitais, fomentada pela extrema-direita, cria uma cortina de fumaça na vida real que manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade. Esse movimento aprofunda o negacionismo, a xenofobia e as violências raciais e de gênero. Promove um revisionismo histórico sobre a regência do charlatanismo político, que promete prosperidade imediata e pavimenta a cultura do ódio, do cancelamento e do individualismo. Para fazer frente a esse movimento macabro, não basta apenas chamar um marketeiro, precisamos ampliar a nossa concepção sobre o papel da comunicação nesse novo mundo. A comunicação está no centro dos grandes desafios mundiais, e o nosso trabalho é compreender a sua complexidade. A comunicação deve ser compartilhada por todos”, disse.

Por fim, o novo ministro afirmou ser a favor da liberdade de expressão, mas que irá incentivar os processos regulatórios das redes sociais para não continuarem sendo “faroestes digitais”.

Paulo Pimenta também discursou no evento e agradeceu a confiança do Partido Trabalhista e do presidente Lula nos últimos anos.

"Sou muito grato e tenho muito orgulho de estar ao seu lado [Lula] construindo essa história e essa trajetória. Enfrentamos a Lava Jato e, quando chegamos aqui, enfrentamos o 8 de janeiro na primeira semana do governo. A Secom era um ministério que não existia e foi reconstruído. Tenho certeza que vamos entregar para o Sidônio uma Secom em condições muito melhores do que aquela que encontramos quando chegamos aqui", disse Pimenta.

O deputado também falou sobre a regulamentação das redes sociais. "O debate hoje sobre as mídias digitais desafia o mundo todo, não só o Brasil. Tenho plena convicção que vamos dar um salto na qualidade desse trabalho porque conheço o Sidônio e sei a capacidade que ele tem para cumprir essa tarefa."

Com informações do Portal da BAND

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