Buscar

01/06/2021 às 15:04, Atualizado em 01/06/2021 às 16:05

Prefeitos querem lei seca e redução de ônibus intermunicipais em MS

Mais de 60 prefeitos participaram de videoconferência nesta segunda-feira

Mais de 60 prefeitos(as) e representantes participaram da videoconferência, nesta segunda-feira (31), realizada a pedido da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

A reunião foi para discutir medidas restritivas para evitar a proliferação do coronavírus no Estado.

Foram abordados temas como a implantação de barreiras sanitárias, proibição de consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e estabelecimentos comerciais em geral, além da redução de transporte intermunicipal junto ao governo estado e toque de das 20h às 05h.

Conforme a Assomasul, a recomendação é que associados, alinhados à sua realidade e particularidades, instituam as medidas consistentes na restrição de consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos e estabelecimentos comerciais e também a operacionalização de barreiras sanitárias, no período do dia 3 a 6 de junho.

Veja recomendações

I. RESTRIÇÃO NO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS:

Constitui alternativa ao controle de aglomerações em praças, bares, restaurantes e conveniências. Para sua eficácia, recomenda-se a adoção de intensa fiscalização nos estabelecimentos indicados, acionando-se os órgãos de fiscalização competentes, bem como a policiais locais.

A medida é viabilizada pela edição de ato normativo expedido pelo Executivo Municipal, o qual poderá, inclusive, estabelecer a cominação de sanções pelo descumprimento das determinações. Também será oficiado a Secretaria de Segurança Pública do Estado para apoio operacional na fiscalização pela Polícia Militar, tendo em vista que a maioria dos associados não possui efetivo para o respectivo município.

II. OPERACIONALIZAÇÃO DE BARREIRAS SANITÁRIAS.

Instaladas nos pontos estratégicos de acesso ao Município, será responsável pela triagem prévia do motorista e passageiros, em conformidade aos protocolos de biossegurança, seguindo-se da desinfecção dos veículos. Essa medida poderá auxiliar no controle de pessoas não residentes nos municípios e localização de eventual proliferação da COVID-19. Também será oficiado o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, na tentativa de suspender os transportes intermunicipais, durante o feriado, para obstar maiores aglomerações nos municípios do interior.

III. IMPLANTAR O TOQUE DE RECOLHER ÀS 20:00 HORAS

No feriado prolongado, a ASSOMASUL recomenda aos gestores municipais a adesão ao toque de recolher entre 20:00h às 05:00h, tendo em vista a possibilidade de aumento de aglomeração de pessoas em razão do feriado, tanto na Capital quanto no interior.

IV. EM CASOS MAIS GRAVOSOS, DECRETAR MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS.

Caso os municípios estejam com muita incidência e/ou aumento drástico de pacientes com coronavírus, bem como a inviabilidade de vagas nas regionais de saúde, o gestor municipal deverá considerar um decreto de medidas mais restritivas, suspendendo temporariamente atividades locais durante o feriado prolongado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.