Buscar

31/05/2021 às 15:36, Atualizado em 31/05/2021 às 14:39

Pesquisa aponta vantagem de Bito Pereira em eleição da OAB

Rachel Magrini e Giselle Marques também concorrem à presidência da seccional de Mato Grosso do Sul

Cb image default
Os pré-candidatos e advogados Bito Pereira, Rachel Magrini e Giselle Marques Foto - reprodução Correio do Estado

O advogado e pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Bito Pereira, venceria suas duas adversárias em todos os cenários, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul (Ipems).

Conforme o levantamento, na segunda colocação aparece a pré-candidata Rachel Magrini, seguida pela terceira interessada ao cargo, Giselle Marques. As eleições para a presidência das seccionais da entidade sempre ocorrem na segunda quinzena do mês de novembro em todo o País.

De acordo com a pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são expostos pelo pesquisador, caso a eleição fosse hoje, Bito Pereira teria 26,51% das intenções de voto. Já a segunda colocada seria Rachel Magrini, que teria apenas 5,82%.

A terceira colocação seria ocupada por Giselle Marques, com 2,89% das intenções de voto dos advogados sul-mato-grossenses.

ESTIMULADA

A vitória de Bito Pereira também se confirma no cenário estimulado, quando os possíveis candidatos são expostos pelo entrevistador. Nesse método, o candidato teria 37,47% das intenções de voto, seguido por Rachel Magrini, com 25,93%, e por Giselle Marques, com 10,51% da preferência dos entrevistados.

No entanto, o jogo eleitoral ainda está aberto, se levarmos em conta aqueles que não souberam ou não opinaram. Na espontânea, 60,82% opinaram dessa forma e, na estimulada, 24,21% responderam nesse item.

Em relação aos outros candidatos e levando em consideração o levantamento espontâneo, o atual presidente da OAB-MS, Mansour Elias Karmouche, aparece com 1,41% dos votos, seguido por Beto Teixeira (1,24%), Gustavo Gottardi (0,33%), Daniela Corosio (0,28%), Thiago (0,27%), André Xavier (0,21%), Luiz Cláudio (0,14%) e, por fim, Paulo Ferro (0,07%).

Já no confronto direto entre Bito Pereira e Rachel Magrini, o advogado ganharia a eleição com 38,40% dos votos válidos e a advogada obteria 32,50%. Não souberam ou não opinaram 29,10%. Já em um cenário entre Bito Pereira e Giselle Marques, o candidato obteria 43,91% da intenção de votos, e a candidata, 17,02%. Não souberam ou não opinaram 29,07%.

Ou seja, nesses dois cenários polarizados, Rachel Magrini é a candidata que teria mais chance na disputa com Bito Pereira nas eleições, já que existe uma margem grande de indecisos que pode indicar o voto a um dos dois primeiros colocados.

REJEIÇÃO

Bito Pereira também tem números positivos no quesito rejeição. Segundo o estudo do Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul, ele aparece com 7,13%, a menor rejeição entre os três primeiros. Rachel Magrini tem 21,20% de reprovação, e Giselle Marques, 15,29%.

A pesquisa do Ipems foi realizada entre os dias 27 e 28 de maio e ouviu 2.18 entrevistados. A confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6,64 pontos porcentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Mato Grosso do Sul tem, atualmente, perto de 17 mil advogados ativos.

Com informações do Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.