Buscar

10/06/2021 às 14:09, Atualizado em 10/06/2021 às 16:07

NOVA ANDRADINA: Infraestrutura, saúde, internet para área rural e mais; confira resumo da sessão

Vereadores aprovaram 13 indicações, dois requerimentos e três projetos de lei

Cb image default
Foto - Leonardo Kissy

Nesta quarta-feira (9), os vereadores de Nova Andradina se reuniram para a 15ª sessão ordinária de 2021, com transmissão pelos canais da Câmara no Facebook e no YouTube. Na ocasião, os parlamentares aprovaram 13 indicações, dois requerimentos e três projetos de lei.

A indicação nº. 280/2021, de autoria do vereador Josenildo Ceará (PT), solicita a viabilização e implantação do programa “Conectividade Rural”, que visa o acesso às redes de internet para as áreas rurais do município.

Já a indicação nº. 281/2021, proposta pelo vereador João Dan (PDT) e vereadores subscritos, requer que sejam disponibilizadas tendas com paredes laterais para atendimento dos munícipes, nas entradas das ESF de Nova Andradina, a fim de evitar aglomeração na recepção.

A terceira indicação aprovada foi apresentada pelo vereador Deildo Piscineiro (PSDB) e vereadores subscritos (Ind nº. 282/2021) e sugere a aquisição de novos aparelhos de ar condicionado para o Hospital Regional.

Deildo também apresentou a indicação n°. 283/2021, para que sejam feitas melhorias de pavimentação asfáltica, por meio de “recapeamento”, em toda a extensão do Bairro Irman Ribeiro.

Já o vereador Arion Aislan (PL), na indicação n°. 284/2021, solicitou estudo de viabilização de implantação de lombada na Av. Eurico Soares de Andrade, sentido Bairro Centro, na altura das ruas Sete de Setembro e Santo Antônio.

Entre as indicações em conjunto está a nº. 286/2021, de autoria dos vereadores João Dan e Márcia Lobo (MDB). A proposta busca promover melhorias em Nova Casa Verde, entre elas na pavimentação asfáltica, a construção de cemitério, área para o Distrito Industrial e ações focadas na Saúde.

Ainda durante a sessão, o vereador Wilson Almeida (PSDB) apresentou outras duas indicações (Ind nº. 287 e 288/2021), para que seja construída uma canaleta entre a Rua Miguel Fabrício Duarte com a Avenida Ivinhema e contratados mais psicólogos para a rede SUS do município.

Também em duas indicações (Ind n°. 289 e 290/2021), o vereador Alemão da Semente (PDT) reivindicou o envio de Emenda Parlamentar, no valor de R$ 400 mil, para a aquisição de ônibus escolar de grande porte, e outra, no valor de R$ 300 mil, para a aquisição de 10 resfriadores de mil litros cada, com o intuito de atender aos produtores da agricultura familiar.

Em outra indicação conjunta (Ind n°. 291/2021), de autoria dos vereadores Gabriela Delgado (PSB), Fábio Zanata (MDB), Dr. Leandro Fedossi (PSDB) e Deildo Piscineiro, foi solicitada a cedência de pedagoga ou estagiária para auxiliar as atividades remotas do Lar Alternativo São José.

Com todos os vereadores subscritos, foi aprovada ainda a indicação n°. 292/2021, de autoria da vereadora Márcia Lobo (MDB), que visa à inclusão de lactantes, tutores de pessoas deficientes e dos funcionários das Usinas Adecoagro (Ivinhema e Angélica) e Laguna (Taquarussu), que residem em Nova Andradina, na vacinação contra a Covid-19.

Também com todos os vereadores subscritos e como autores, a indicação n°. 293/2021 cobrou o envio, em caráter emergencial com verbas de atendimento à Covid-19, a locação em comodato de cinco respiradores para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional.

Foram aprovados ainda dois requerimentos. O primeiro (req nº. 76), de autoria das vereadoras Cida do Zé Bugre (PL) e Márcia Lobo, com outros 10 vereadores subscritos, pede para que sejam informados os recursos e gastos com Covid-19, entre os meses de março de 2020 e maio de 2021.

Já o Requerimento n°. 77/2021, apresentado pelos vereadores Gabriela Delgado, Fábio Zanata e Arion Aislan, solicita informações sobre a Campanha Leão Amigo, que busca incentivar doações, no ato da declaração do imposto de renda, para ações de apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Por fim, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar n°. 03/2021, de autoria da Mesa Diretora, que “revoga a Lei Complementar nº. 259/2021, que concedeu revisão geral anual de vencimentos aos servidores da Câmara”; o Projeto de Lei n°. 21/2021, de autoria das vereadoras Gabriela, Cida e Márcia, que “dispõe sobre a Proibição de Nomeação a Cargos Públicos Pessoas Condenadas pela Lei Maria da Penha no Âmbito do Município”, e o Projeto de Lei n°. 22/2021, de autoria do vereador Josenildo Ceará, que “dispõe sobre a alteração do Artigo 1º, da Lei Nº 1.031 de 14 de Dezembro de 2011, que institui a criação do Dia Municipal do Migrante Nordestino”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.