Buscar

03/06/2021 às 16:18, Atualizado em 03/06/2021 às 19:32

Nota de Repúdio do Partido das Trabalhadoras e Trabalhadores (PT) de Nova Andradina-MS e mandato do Vereador Josenildo Ceará

Confira aqui

Aos 02 de Junho de 2021, com o coração entristecido nos posicionamos

Nota de repúdio àqueles que violentaram psicológica, simbólica e até podemos dizer fisicamente a Pessoa da Vereadora, Professora Graciele Marques dos Santos do PT da cidade de SINOP – MT.

Falamos fisicamente pelo fato de estar doendo de todas as formas o corpo da Professora que está vereadora; sim, ela está vereadora, certamente porque na verdade ela é Professora e todos os dias enquanto docente professa a dignidade humana.

Queremos aqui lembrar dos dias difíceis que estamos passando, pudemos acompanhar as perseguições sofridas, via redes sócias; outdoors e algumas outras formas de agressões destinadas a uma mulher. Lembramos de quantas vezes nossos pais diziam que em uma mulher não se bate nem com flores, no entanto, temos visto constantemente adolescentes, jovens, adultos e homens romperem com esse pacto histórico do respeito, demonstrando todas as formas de retrocesso da humanidade.

O pensador francês Pierre Bourdieu em seu livro “Dominação Masculina”, demonstra o quanto nós homens cometemos historicamente violências simbólicas contra pessoas do sexo feminino, entretanto, em determinado momento parece-nos que havíamos destinado a cometermos apenas violências simbólicas, situação que segundo a Historiadora Lilia Moritz foi rompida com a queda da máscara de homem cordial brasileiro, isso mesmo, nossa máscara caiu, estamos aproveitando o momento para praticarmos os mais diversos tipos de violência contra as mulheres, a misoginia deixou de ser algo aleatório para ganhar constância, ações diárias, de extremo ranço contra mulheres que se apresentam como defensoras da dignidade humana.

Nesse sentido, queremos aqui repudiar os jovens e até mesmo adultos que em atos grotescamente violentos se direcionam a pessoa da Professora/Vereadora, seres ensandecidos pelo ódio que não permitem serem contrariados, não aceitam verem uma mulher coerente criticando a falta de vacina neste país que está atingindo 460.000 mil mortos pela COVID-19. Vejam que as críticas à ausência de condições básicas têm causado raiva a garotos, que poderiam dizer: muito obrigado professora pela sua coerente atitude, mas, contrariamente, acompanhados de homens que se esqueceram ter saído de um ventre feminino, acabam perdendo todo pudor no ódio às mulheres demonstrado.

Na canção “Mulher Nova Bonita e Carinhosa” composição de Zé Ramalho e Otacílio Batista, leia-se: “A mulher tem na face dois brilhantes, Condutores fiéis do seu destino, Quem não ama o sorriso feminino, Desconhece a poesia de Cervantes”, parece nos fazer pensar a mulher enquanto eterna poesia, donas dos mais doces verbos ligados ao amor, entretanto, a Misoginia está em alta e em nome de um presidente também Misógino, vemos cada vez mais a mulher perder o seu direito e liberdade de atuar e agir, quão danosa é a situação e também o momento pelo qual a Professora e Vereadora está passando.

Fica aqui, caríssima companheira de Luta, de anseios, de sonhos, de buscas, o nosso mais profundo repúdio aos homens de péssima conduta que não lhe respeitam, que não lhe dão a atenção que tu mereces. Queremos registrar nobre Professora/Vereadora, o nosso respeito, falarmos mais da sua essência, da sua incansável luta, por suas mãos que atuam, a todo momento em nome da dignidade feminina. Tu és mulher, nos representa, representa o perfume da vida, do amor, repudiamos com todo fervor o desrespeito praticado contra sua pessoa Professora Graciele Marques dos Santos. Então refletiremos Chico Buarque: “Amanhã há de ser outro dia”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.