Três parlamentares de Mato Grosso do Sul foram eleitos pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) na lista dos 100 mais influentes do Congresso Nacional em 2021. Um deles é o senador Nelsinho Trad (PSD), novato no grupo que já contava antes com a senadora Simone Tebet (MDB).
Já o terceiro da lista é o deputado federal e irmão de Nelsinho, Fábio Trad (PSD), que também já apareceu em outras oportunidades entre os 100 mais influentes, ou "cabeças" do Congresso Nacional, como a própria publicação frisa.
PUBLICIDADE
Neste ano, o Diap ainda trouxe uma novidade, que foi a listagem dos parlamentares em ascensão, que inclui também deputados e senadores. Ao todo, foram 150 nessa categoria, um deles de Mato Grosso do Sul: o tucano Beto Pereira.
Segundo a entidade intersindical, os "cabeças" do Congresso são os que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas qualidades e habilidades, entre elas protagonismo no processo legislativo, condução de debates, negociações, articulações, sendo de oportunidade e leitura da realidade.
Outro ponto considerado importante na avaliação é a facilidade em conceber ideias, constituir posições e elaborar propostas, as projetando ao centro do debate, liderando a repercussão das mesmas. O perfil desejado é o de liderança.
"A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2021", frisa o Diap para justificar que nomes que estavam licenciados mas eventualmente assumiram seus mandatos para votações não serem listados.
Esse é o caso da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a sul-mato-grossense Tereza Cristina (DEM), e de seu colega de partido e também ministro Onyxx Lorenzoni (DEM, mas do Rio Grande do Sul).
Ao todo, o Brasil conta atualmente como 513 deputados federais e 81 senadores, somando então 594 parlamentares. Mato Grosso do Sul faz parte dessa bancada com oito deputados (proporcional ao quantitativo populacionao do Estado) e três senadores - número igual em todas as 27 unidades federativas.
Com informações do Campograndenews
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.