Buscar

09/11/2016 às 17:34, Atualizado em 09/11/2016 às 13:56

Integrantes de projeto social desenvolvido com pacientes de câncer de Barretos recebem moção de parabenização

Nenão parabeniza professores e acadêmicos do curso de pedagogia da Uniesp, turma de formandos de 2015.

Cb image default
Divulgação assessoria da CMNA

Moção de parabenização de autoria do vereador Newton Luiz Oliveira foi entregue nesta segunda-feira (7), aos integrantes do projeto “Pedagogia da Esperança”, que é desenvolvido desde 2014, com crianças que fazem tratamento de câncer no Hospital de Barretos.

Coordenado pela professora Ana Claudia Cordeiro Peregrini, que está à frente do projeto desde que descobriu que uma grande amiga estava com a doença e iniciaria o tratamento, o Pedagogia da Esperança é um dos frutos do Outubro Rosa.

Segundo a justificativa do parlamentar, a ideia do projeto surgiu em sala de aula, na turma de Gilberto Laguna e dos formandos de pedagogia da Uniesp de 2015, cujo curso é coordenado por Magaly Sampaio.

Em 28 de outubro, os integrantes foram a Barretos pelo terceiro ano consecutivo. No período da manhã, fizeram uma visita no hospital Instituto "Luiz Inácio Lula da Silva", ala das crianças e participaram de uma campanha de doação de sangue. A tarde, na casa Acolhedora Vovô Antônio, que abriga as crianças que estão em tratamento de câncer, levaram alegria e solidariedade por meio de apresentações de música, músicas em libras, teatro, dança e uma festa com bolos, salgados e refrigerantes, muitos docinhos e lembrancinhas. Mais de 3 mil litros de leite também foram doados a Casa de Apoio do Vale do Ivinhema e a Casa Vovô Antonio. Ao final, foi proferida uma palestra para as mães e acompanhantes das crianças, com a psicóloga e professora Roseni Albuquerque kryci.

Muito emocionada com a homenagem da Casa Legislativa, Magaly falou do alcance social do projeto. “É maravilhoso ver o sorriso daquelas crianças, não tem dinheiro no mundo que pague. Só quem realmente passa por essa experiência sabe e consegue entender o quão fantástico é”, pontou a professora.

Em depoimento pessoal, a professora Ana Claudia contou que no ano passado conheceu uma menina doce, carinhosa, sorridente, Nayara Matos, que residia na Bahia. Nesse ano, infelizmente, a garotinha se encontrava em estado paliativo. O coordenador voluntário da casa e do hospital, falou que há dois dias ela estava querendo ganhar um tablet e o grupo pode atender o seu pedido. A acadêmica Edilaine entregou o presente tão esperado. Na hora, ela abriu um grande sorriso. A mãe da menina ficou muito feliz, chorou e falou que havia dias que a filha não sorria. Em 1 de novembro, Nayara veio a falecer.

Para desenvolver todas essas atividades dentro do projeto, os integrantes precisaram de R$ 10 mil. Para isso, trabalharam o ano inteiro em busca de dinheiro com a realização de 2 rifas, 3 bazares e os recursos advindos da venda de bebidas numa festa, além de doações em dinheiro.

O vereador Nenão afirmou que esta moção expressa a admiração da Casa de Leis pelo trabalho e dedicação de todos os integrantes deste projeto tão grandioso, fundamentado num sentimento maior de amor ao próximo. “A solidariedade não é algo que está fora do ser, à solidariedade já existe no ser. É a expressão máxima do amor, que nada pede; nada julga; nada espera; nada vê a não ser o bem do próximo. E, por meio deste projeto, foi isso que vocês fizeram”, disse, reconhecendo a importância da ação social.

Foram homenageados: Paula Aparecida Lima dos Santos; Cassima Carina da Silva; Ana Claudia Cordeiro Pelegrini; Viviane Oliveira da Silva; Daniela Dizeró Pais Nunes Carmo; Luciana Lapas Girotto; Luana Muniz Barbieri; Gabriela Heleny Lourenço Basso; Roseni de Albuquerque Kryci, Thais Ferreira da Silva; Thais Gonçalves Pereira; Juliana Castilho dos Reis; Romilda Soares dos Santos Silva; Fabiele Pereira Franco; Rosilaine Berto Schadeck; Alini Alves Ferreira; Edilaine Martins Dias; Lucilene Rodrigues Dos Santos; Luciana Palma Cariaga; Flavia Caroline Castro de Oliveira; Suzana Maria Blasque Mateus; Hebe Thatien Cardoso Consoli; Juliane Patricia Dos Santos Moreira; Adriana Alves Alves Ferreira; Amanda Barbosa Gonçalves; Dhinly Mary Neves Monteiro; Eidinaldo Junior de Oliveira; Claudete da Silva Franco; Caroline De Figueredo Oliveira; Gabrielle de Lima Melo; Vanessa Anainara Felipe Fabricio; Ellem Caroline Gomes Ferraz; Andreia Priscilla Dos Santos Mereira; Camile Carolina da Silva Lima; Silvana dos Santos; Nayara Barreto dos Santos Raymundo; Luciana Alves Martins de Oliveira; Aparecida Viera De Souza; Cleonice Gomes dos Santos e Rafaela Costa Ferreira. (Com informações da assessoria da Câmara Municipal).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.