Moção de parabenização de autoria do vereador Newton Luiz Oliveira foi entregue nesta segunda-feira (7), aos integrantes do projeto “Pedagogia da Esperança”, que é desenvolvido desde 2014, com crianças que fazem tratamento de câncer no Hospital de Barretos.
Coordenado pela professora Ana Claudia Cordeiro Peregrini, que está à frente do projeto desde que descobriu que uma grande amiga estava com a doença e iniciaria o tratamento, o Pedagogia da Esperança é um dos frutos do Outubro Rosa.
Segundo a justificativa do parlamentar, a ideia do projeto surgiu em sala de aula, na turma de Gilberto Laguna e dos formandos de pedagogia da Uniesp de 2015, cujo curso é coordenado por Magaly Sampaio.
Em 28 de outubro, os integrantes foram a Barretos pelo terceiro ano consecutivo. No período da manhã, fizeram uma visita no hospital Instituto "Luiz Inácio Lula da Silva", ala das crianças e participaram de uma campanha de doação de sangue. A tarde, na casa Acolhedora Vovô Antônio, que abriga as crianças que estão em tratamento de câncer, levaram alegria e solidariedade por meio de apresentações de música, músicas em libras, teatro, dança e uma festa com bolos, salgados e refrigerantes, muitos docinhos e lembrancinhas. Mais de 3 mil litros de leite também foram doados a Casa de Apoio do Vale do Ivinhema e a Casa Vovô Antonio. Ao final, foi proferida uma palestra para as mães e acompanhantes das crianças, com a psicóloga e professora Roseni Albuquerque kryci.
Muito emocionada com a homenagem da Casa Legislativa, Magaly falou do alcance social do projeto. “É maravilhoso ver o sorriso daquelas crianças, não tem dinheiro no mundo que pague. Só quem realmente passa por essa experiência sabe e consegue entender o quão fantástico é”, pontou a professora.
Em depoimento pessoal, a professora Ana Claudia contou que no ano passado conheceu uma menina doce, carinhosa, sorridente, Nayara Matos, que residia na Bahia. Nesse ano, infelizmente, a garotinha se encontrava em estado paliativo. O coordenador voluntário da casa e do hospital, falou que há dois dias ela estava querendo ganhar um tablet e o grupo pode atender o seu pedido. A acadêmica Edilaine entregou o presente tão esperado. Na hora, ela abriu um grande sorriso. A mãe da menina ficou muito feliz, chorou e falou que havia dias que a filha não sorria. Em 1 de novembro, Nayara veio a falecer.
Para desenvolver todas essas atividades dentro do projeto, os integrantes precisaram de R$ 10 mil. Para isso, trabalharam o ano inteiro em busca de dinheiro com a realização de 2 rifas, 3 bazares e os recursos advindos da venda de bebidas numa festa, além de doações em dinheiro.
O vereador Nenão afirmou que esta moção expressa a admiração da Casa de Leis pelo trabalho e dedicação de todos os integrantes deste projeto tão grandioso, fundamentado num sentimento maior de amor ao próximo. “A solidariedade não é algo que está fora do ser, à solidariedade já existe no ser. É a expressão máxima do amor, que nada pede; nada julga; nada espera; nada vê a não ser o bem do próximo. E, por meio deste projeto, foi isso que vocês fizeram”, disse, reconhecendo a importância da ação social.
Foram homenageados: Paula Aparecida Lima dos Santos; Cassima Carina da Silva; Ana Claudia Cordeiro Pelegrini; Viviane Oliveira da Silva; Daniela Dizeró Pais Nunes Carmo; Luciana Lapas Girotto; Luana Muniz Barbieri; Gabriela Heleny Lourenço Basso; Roseni de Albuquerque Kryci, Thais Ferreira da Silva; Thais Gonçalves Pereira; Juliana Castilho dos Reis; Romilda Soares dos Santos Silva; Fabiele Pereira Franco; Rosilaine Berto Schadeck; Alini Alves Ferreira; Edilaine Martins Dias; Lucilene Rodrigues Dos Santos; Luciana Palma Cariaga; Flavia Caroline Castro de Oliveira; Suzana Maria Blasque Mateus; Hebe Thatien Cardoso Consoli; Juliane Patricia Dos Santos Moreira; Adriana Alves Alves Ferreira; Amanda Barbosa Gonçalves; Dhinly Mary Neves Monteiro; Eidinaldo Junior de Oliveira; Claudete da Silva Franco; Caroline De Figueredo Oliveira; Gabrielle de Lima Melo; Vanessa Anainara Felipe Fabricio; Ellem Caroline Gomes Ferraz; Andreia Priscilla Dos Santos Mereira; Camile Carolina da Silva Lima; Silvana dos Santos; Nayara Barreto dos Santos Raymundo; Luciana Alves Martins de Oliveira; Aparecida Viera De Souza; Cleonice Gomes dos Santos e Rafaela Costa Ferreira. (Com informações da assessoria da Câmara Municipal).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.