Buscar

16/10/2021 às 15:31, Atualizado em 16/10/2021 às 17:14

Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável

Na reunião, coordenada pelo governador Renato Casagrande, do Espírito Santo, foi apresentada a versão final do documento de criação do consórcio, que terá como uma das principais funções o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil no Protocolo de Kyoto

Em videoconferência realizada na noite de quinta-feira (14), governadores e representantes de 17 estados brasileiros avançaram na proposta de criação do Consórcio Interestadual Brasil Verde, que deve reunir todas as unidades federativas do País na busca pelo desenvolvimento sustentável em vista da preservação do meio ambiente.

O governador Reinaldo Azambuja foi representado no encontro pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

“A iniciativa do Consórcio Brasil Verde nasceu da carta 'Governadores pelo clima’, encaminhada ao presidente Joe Biden (Estados Unidos). Os governadores começaram a montar estruturas para buscar recursos internacionais e identificaram a necessidade de ter algum tipo de organismo subnacional, no âmbito dos estados, para que pudessem fazer uma política complementar à política nacional, mas que pudesse ser direcionada aos biomas e aos estados”, explicou Verruck.

Na reunião, coordenada pelo governador Renato Casagrande, do Espírito Santo, foi apresentada a versão final do documento de criação do consórcio, que terá como uma das principais funções o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil no Protocolo de Kyoto - acordo ambiental internacional fechado em 1997 para o controle da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Segundo Verruck, a expectativa é de que até a segunda quinzena de novembro os estados enviem às suas assembleias legislativas as propostas de adesão ao Consórcio Brasil Verde. As casas de leis de cada unidade federativa devem aprovar a participação dos estados ao grupo.

A primeira coordenação do consórcio ficará sob a responsabilidade do governador capixaba. Entre outros encaminhamentos, o grupo decidiu que serão criadas coordenações de trabalho por bioma, com foco nas políticas públicas ambientais locais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.