Buscar

29/05/2021 às 13:32, Atualizado em 29/05/2021 às 11:57

Gilmar libera recurso sobre foro de Flávio Bolsonaro para a 2ª Turma do STF

Até então, o juiz de primeira instância Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal, era o responsável pelo processo.

O ministro Gilmar Mendes liberou para a Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) julgar a ação do MP/RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) que tenta derrubar a decisão que reconheceu foro privilegiado ao senador Flávio Bolsonaro (sem partido). Ainda não há data para julgamento do caso.

Em junho do ano passado, uma decisão da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio tirou o caso das "rachadinhas" da primeira para a segunda instância – a cargo do Órgão Especial do Tribunal de Justiça.

Até então, o juiz de primeira instância Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal, era o responsável pelo processo.

Em outubro, o senador Flávio Bolsonaro, o ex-assessor dele Fabrício Queiroz e mais 15 pessoas foram denunciados pelo Ministério Público do Rio pelos crimes de organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita no esquema das rachadinhas, quando o político era deputado estadual na Assembleia Legislativa fluminense (Alerj). Segundo a defesa, isso lhe garantiria direito a foro privilegiado.

Os investigadores do Ministério Público do Rio (MP-RJ) discordam. Segundo eles, há jurisprudência em tribunais superiores definindo que o foro acaba quando o mandato termina – e que, por isso, o caso deve permanecer na primeira instância.

Fonte - G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.