Buscar

17/11/2016 às 07:00, Atualizado em 16/11/2016 às 21:46

Gilberto Garcia e Nenão percorrem assentamento Teijin e conhecem potencial das áreas

A visita aconteceu no final de semana.

Cb image default
Foto - Assessoria

Uma das apostas do prefeito eleito, Gilberto Garcia, e do seu vice-prefeito, Newton Luiz Oliveira (Nenão) é o fortalecimento do agricultura familiar como alternativa para gerar emprego e renda às famílias e aquecer a economia local. Para tanto, os futuros gestores do município iniciaram esta semana um trabalho de aproximação dos pequenos produtores dos assentamentos com o propósito de conhecer a realidade e o potencial das áreas rurais, verificar as demandas e os gargalos do setor.

Gilberto e Nenão visitaram propriedades que já estão desenvolvendo projetos de irrigação no assentamento Teijin, como é o caso das propriedade do Gilson e do Garganta, que ficam próximas ao Retiro do Poço. “Nessas localidades, o sistema já está em pleno funcionamento. Vimos que nas áreas de pasto, a grama está verde, o que garante a alimentação dos animais e, consequentemente, a produtividade”, frisou Nenão.

Garcia confirmou também que esteve com proprietários de áreas tanto da Fetagri (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Mato Grosso do Sul) quanto do MST (Movimento Sem Terra). Nas propriedades em que a irrigação ainda não foi implementada, o futuro prefeito ressaltou a sua disposição em oferecer incentivos, buscar parcerias para viabilizar assistência técnica e recursos, por meio de planos de financiamento e projetos desenvolvidos com Agraer, Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e outros órgãos ligados à agricultura.

“O foco é o micro e pequeno produtor. A proposta é melhorar o nível de produtividade, através de projetos de irrigação e melhoria genética, atender os assentamentos em suas necessidades, como por exemplo, calcário, adubo, semente e água. Estamos apenas dando início a este trabalho de aproximação com as famílias e tomando conhecimento da realidade, para tomarmos as iniciativas que realmente venham ao encontro das necessidades dos nossos produtores”, sinalizou o futuro prefeito.

O assentamento Teijin conta atualmente com cerca de 1.219 famílias e está entre os maiores assentamentos de reforma agrária de Mato Grosso do Sul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.