A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Fundação Nova-andradinense de Cultura, promove a partir desta quarta-feira (24), a Semana da Consciência Negra. A programação da contará com rodas de conversas, exposição, concurso e festival de cultura afro-brasileira.
O objetivo é ampliar as discussões e reflexões referentes à igualdade racial, por meio de iniciativas que apresentem a importância de valorizar, reconhecer e respeitar a cultura negra e das etnias. Toda a população está convidada a participar e acompanhar as atividades realizadas.
Todas a programação alusiva ao dia da consciência negra, comemorado em 20 de novembro, acontecerá no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa.
Para a diretora presidente da Funac, “a data tem forte simbologia, remete à reflexão sobre esse componente étnico e racial brasileiro, que tão fortemente marca a sociedade - na cultura, nos costumes, na linguagem, nas artes, na cultura, no esporte, enfim, em todos os setores”, pontua Ana Lucia Ferreira Vasconcellos.
O público deverá cumprir todas as medidas sanitárias, como uso de máscara e distanciamento social para evitar o contágio da covid-19.
Programação no Centro de Convenções
Dia 24
18h40: Inauguração da exposição afro-brasileira
19h30: Mesa Redonda sobre diversos temas ligados ao racismo, educação e linguagem como ferramenta de inclusão social e combate às desigualdades raciais
Profissionais convidados Temas abordados
Prof. Me. Claudinei Araújo dos Santos - O Racismo Estrutural nosso de cada dia
Prof. Fernando Zanelli Mitsunaga -As Questões Jurídicas que envolvem as
Relações Étnico-raciais e as Cotas
Fabiana Barbosa dos Santos - Políticas Sociais: Desafios no Combate
às desigualdades raciais.
Professor Augusto Soares Teixeira - Educação e linguagem como ferramenta
de inclusão social: uma breve visão do
conceito "Língua de Acolhimento"
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.