Buscar

21/11/2021 às 10:35, Atualizado em 21/11/2021 às 00:46

Ex-aliado diz que Bolsonaro pagou por votos na Previdência e eleição de Lira

Segundo o parlamentar goiano, inicialmente as verbas negociadas vinham diretamente do orçamento do Executivo

Cb image default
Foto - Reprodução UOL

O deputado federal Delegado Waldir (PSL-GO), ex-líder do PSL, disse que o governo pagou por votos dos parlamentares em votações consideradas prioritárias, como a aprovação da reforma da Previdência e a eleição de Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara.

As declarações foram dadas em entrevistas ao site The Intercept Brasil.

Conforme Waldir, que rompeu com Bolsonaro em meio à crise que levou o presidente a deixar o partido, em novembro de 2019—, cada deputado recebeu o direito de destinar R$ 10 milhões para suas bases eleitorais pelo apoio à eleição de Lira. Já pelo apoio à reforma da Previdência o prêmio foi maior: R$ 20 milhões.

Segundo o site Uol, ele conta ainda que líderes partidários recebiam o dobro dos demais parlamentares.

Arthur Lira disse, por meio de assessores, que só iria se manifestar depois da publicação da reportagem. O deputado, no entanto, ainda não respondeu —o UOL também entrou em contato com o parlamentar. A secretaria de comunicação da Presidência da República e a assessoria do ministro Luiz Eduardo Ramos também não responderam.

Waldir foi um dos primeiros apoiadores de Bolsonaro na classe política. Contudo, a relação teve um rompimento traumático: em uma reunião da bancada no auge da crise entre Bolsonaro e o presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), Waldir chamou o presidente de "vagabundo" e disse que iria "implodir o governo".

O áudio foi gravado secretamente pelo deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), bolsonarista de primeira hora, e vazado.

Segundo o parlamentar goiano, inicialmente as verbas negociadas vinham diretamente do orçamento do Executivo —com a indicação de projetos e obras a serem apoiados nos redutos eleitorais dos deputados. Foi assim que foi negociado o apoio da maioria da Câmara à reforma da Previdência.

Posteriormente, com a criação do chamado orçamento secreto, esses valores passaram a sair das emendas do relator —como são conhecidos os recursos incluídos na rubrica RP9.

O deputado goiano diz que a liberação das emendas é negociada pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) —o último hoje se coloca como presidenciável.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.