Buscar

28/05/2021 às 15:20, Atualizado em 28/05/2021 às 20:24

Com a presença do deputado Márcio Fernandes tem início o mutirão de castração de cães em Nova Andradina

Prefeito Gilberto Garcia anuncia investimento na aquisição de microchip para identificação de cães e gatos e a reforma total do Centro de Controle de Zoonoses

Cb image default
Divulgação

Foi iniciado nesta sexta-feira (28), o mutirão de castração de cães no município de Nova Andradina, que está sendo realizado no Centro de Controle de Zoonoses. O procedimento cirúrgico é feito numa unidade móvel totalmente equipada, conhecida como o Castramóvel. A previsão é de que sejam realizadas 100 castrações até o final da próxima semana.

A iniciativa faz parte do o Programa de Castração e Controle de Natalidade de Cães e Gatos do Consórcio Codevale, promovido em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do deputado estadual Márcio Fernandes.

Segundo informações da equipe de profissionais do Codevale, o programa irá percorrer todo o estado de Mato Grosso do Sul graças a emenda parlamentar do deputado para a aquisição do veículo adaptado e microchips para monitoramento dos animais castrados.

Em seu quarto mandato e sempre atuante na causa animal, o médico veterinário Marcio Fernandes, foi o responsável pela castração de alguns cães. Segundo ele, trata-se do maior plano de castração gratuito do Brasil. Como veterinário sei a importância do controle sanitário para evitar a transmissão de zoonoses, cerca de 60% das doenças humanas são causadas por zoonoses e precisamos prevenir. Cães podem transmitir leishmaniose para humanos, por exemplo, e o animal abandonado na rua não tem controle, não tem vacina e pode ser um transmissor de doenças para outros animais e para humanos”, concluiu.

Muito satisfeito com a viabilização desta ação no município, o prefeito agradeceu a todos pela parceria. Gilberto Garcia enalteceu ainda o trabalho realizado pela ONG Patinhas do Amor e da equipe do Centro de Controle de Zoonoses, que têm feito todos os esforços para cuidar dos pets, em especial, aqueles em situação de abandono ou doentes.

“Foi um projeto que começou a ser desenhado ainda no ano passado, mas que pode ser colocado em prática só agora. Assim, como outros compromissos que estamos resgatando agora, como é o caso da chipagem dos animais. Em pouco tempo seremos uma das únicas cidades do país com 100% dos cães e gatos identificados”, afirmou, anunciando investimentos da ordem de R$ 151 mil na aquisição de microchip para identificação de cães e gatos. Além disso, já está em fase de licitação a reforma e ampliação do CCZ, com a construção de um centro cirúrgico.

O vereador Fábio Zanata, líder do prefeito no legislativo, e os vereadores Arion Aislan, Márcia Lobo, Gabriela Delgado e João Dan marcaram presença no evento, além do assessor do governo do estado, Marcio Pezão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.