Buscar

25/11/2016 às 12:32, Atualizado em 25/11/2016 às 12:55

Bem sucedida e com parcerias reforçadas, Feiras de Tecnologia e Agricultura Familiar são encerradas pela Finova

O evento foi realizado em Nova Andradina.

Cb image default

Professora peruana, Nancy Farfan Carrasco ressaltou a importância das universidades transferirem suas tecnologias aos agricultores familiares

Fotos: Thiago Odeque/PMNA

A Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (Finova) encerrou nesta quinta-feira (24), a 2ª edição da Tecnova e I Feiraf (Feira Regional de Agricultura Familiar). Classificada como bem sucedida pelo presidente da fundação e secretário municipal de Planejamento e Controle, Renato Pires, as feiras, reforçaram as parcerias multi-institucionais já estabelecidas, além de consolidar Nova Andradina como centro Estadual de Tecnologia e Inovação, nestes três dias de evento.

“Consideramos a feira como bem sucedida no sentido de motivar e instigar os pequenos agricultores familiares, bem como professores e alunos universitários, com temas que são relevantes para este segmento”, destaca o titular da secretaria de Planejamento e Controle, Renato Pires. “Agradecemos a todos que participaram, aos palestrantes, às empresas que exibiram seus produtos, aos agricultores, e em especial às universidades e órgãos parceiros”, frisou.

A relevância da feira, também foi enaltecida pela professora peruana Nancy Farfan Carrasco, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, uma das palestrantes do evento. “Apresentando estudos de caso com aspectos referentes ao desenvolvimento de variedades melhoradas e suas potencialidades, buscamos transferir as tecnologias que desenvolvemos nas universidades, qualificando assim, a Agricultura Familiar na região e contribuindo com os produtores, para que adotem de forma eficiente, estas tecnologias, em suas propriedades”, afirmou.

Foram palestrantes do evento nesta quinta-feira, o Engenheiro Agrônomo Adalberto Fiorucci (Iagro), falando sobre defesa sanitária vegetal. O tema meio ambiente e agronegócio foi apresentado por Sidney Koch, da Imasul. Na quarta-feira, foram debatidas a Assistência Técnica e Tecnológica na Agricultura Familiar, com a participação dos palestrantes Stella de Aquino (SENAI), Profa. Maria Rita Rodda (UFGD), e do Professor Pedro Camargo (IFMS).

A TecNova e Feiraf aconteceram simultaneamente no Campus de Integração Tecnológica da Finova, apresentando abordagens sobre o financiamento da Agricultura Familiar, Compras Governamentais, Assistência Técnica, Tecnológica e Ambiental, além do papel das universidades na assistência à Agricultura Familiar. Também integraram a programação do evento, a exposição de artesanato, alimentos da Agricultura Familiar e de equipamentos agropecuários.

Realizado pela Finova e Prefeitura de Nova Andradina, através das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado e Planejamento e Controle, contou com a parceria do IFMS, UFMS, UEMS, Uniesp, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, a Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Sebrae-MS, Embrapa, Agraer e Ciarama Máquinas – Concessionária John Deere.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.