Buscar

20/01/2021 às 13:24, Atualizado em 20/01/2021 às 16:28

Azambuja promete corrida para comprar mais vacinas e se solidariza com famílias em luto

Ele parabenizou as equipes, mas ponderou que ainda a um caminho longo a percorrer para adquirir mais imunizantes e pede consciência para a população

Cb image default
Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou, nesta quarta-feira (20), durante live, que a força-tarefa estadual de distribuição das vacinas realizou um ótimo trabalho em Mato Grosso do Sul. Todas as doses foram entregues em menos de 24 horas e a mesma logística deve ocorrer nas próximas remessas das vacinas.

Azambuja afirmou que vai respeitar o Plano Nacional de Imunização com vacinação dos grupos prioritários. “Isso mostra que a escolha dos grupos prioritários escolhidos pelo Ministério da Saúde é importante. Temos que respeitar aquilo que foi pactuado no PNI e assim será respeitado. Tenho certeza que o bom trabalho das forças de segurança foi uma integração de resultados. O MS deu exemplo ao Brasil de logística e efetividade em imunizar. A vacina é um sonho de todos os brasileiros.”

O governador explicou que os governadores do país estão empenhados para garantir a liberação de mais um lote pelo Instituto Butantan e aguardando a fabricação de mais imunizantes. “Estamos muito empenhados para a liberação do lote com mais de 4 milhões de doses (que falta liberação da Anvisa), torcendo para que se fabrique e registre outras doses a nível de Brasil e mundo e que a gente possa ampliar o leque de cobertura vacinal.”

Azambuja reforçou que a vigilância deve continuar com cuidados sanitários. “A pandemia não passou. Vidas estão sendo perdidas, são mais 18 óbitos no estado e mais de duas mil pessoas que perderam as vidas. Somos solidários a todas essas famílias.”

Ao final, Azambuja citou que a meta é ser ágil na distribuição das vacinas e cumprir o PNI. Apesar disso, ele tem consciência de que não há vacinas para todos. “Sabemos que não tem vacinas para toda a população. Isso é uma corrida de obstáculos no mundo todo pelo volume de vacinas e no Brasil não é diferente. O Ministério da Saúde está correndo para registrar e pactuar novas doses. O MS deixou recursos disponíveis e, se tiver no mercado, pode comprar. Mas, nem que nós queiramos, não existe vacinas no mercado hoje para poder comprar.“

Ao final ele disse que o objetivo do pronunciamento de hoje é um agradecimento especial as equipes de saúde e todos os envolvidos no estado, que se dedicam a proteção de vida. Reinaldo fez o reconhecimento da distribuição em tempo recorde e afirma pediu mais uma vez a colaboração da população para vencer mais essa etapa.

Mais de 158 mil imunizantes foram distribuídos aos 79 municípios ao chegarem na segunda-feira (18). O total de 28 viaturas da Polícia Civil, Militar e Bombeiros foram empenhadas. Mais de 90 colaboradores entre civis e militares também contribuíram com a logística.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.