Durante fiscalização no perímetro urbano de Anastácio, Policiais Militares Ambientais de Aquidauana, que trabalham na operação Carnaval, apreenderam ontem (9) à noite, uma carga ilegal de madeira da espécie aroeira (protegida) e baraúna. A madeira era transportada em um caminhão Mercedes Benz, e o Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento para o transporte e armazenamento de qualquer produto vegetal, estava em desacordo com a carga. Foram apreendidos o veículo e 6,82 m³ de madeira e o caminhão.
O caminhão e a carga foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Anastácio. O proprietário da madeira e condutor do veículo (37), residente em Anastácio, responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de um a dois anos de reclusão. Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.046,00.
A portaria 83N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais, inclusive, para desmatamentos autorizados.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.