Vinte e sete acampamentos usados por traficantes para produzir e armazenar drogas foram destruídos durante operação deflagrada nesta sexta-feira (20), no povoado paraguaio de San Alfredo, a cerca de 80 quilômetros da fronteira sul-mato-grossense de Caracol. O prejuízo ao crime chega a US$ 500 mil.
Conforme o jornal ABC Color, agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) e do CODI (Comando de Operações de Defesa Interna) encontraram 15 toneladas de maconha prontas ou em processamento. Ninguém foi preso.
Os acampamentos estavam escondidos dentro da Reserva da Biosfera do Rio Apa, uma área de proteção ambiental que foi devastada pelos criminosos. Árvores centenárias foram derrubadas para dar lugar às plantações de maconha que abasteceriam organizações do tráfico na fronteira e no Brasil.
Durante a ação, os agentes encontraram drogas em vários estágios de produção, além de estruturas usadas como alojamento para trabalhadores, depósitos e locais de secagem e prensagem do entorpecente. Todo o material foi destruído no local, segundo as autoridades.
A operação contou com acompanhamento da promotora Carolina Quevedo. Segundo os investigadores, o prejuízo imposto à organização criminosa chega a US$ 500 mil, valor que inclui a destruição das plantações, dos acampamentos e da droga pronta.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.