Buscar

04/09/2021 às 12:01, Atualizado em 04/09/2021 às 13:02

Operação da PMA intensifica fiscalização contra pesca predatória nos rios do Estado

As autoridades alertam que nos meses de setembro e outubro os cardumes começam a ficar maiores

Cb image default
Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) iniciou desde a quarta-feira (31) a Operação “Hot Point”, que intensifica a fiscalização contra a pesca predatória em Mato Grosso do Sul. Neste período aumenta a preocupação nos rios do Estado, em função da proximidade com a Piracema.

As autoridades alertam que nos meses de setembro e outubro os cardumes começam a ficar maiores, em função da proximidade com o período da Piracema, o que facilita a captura do pescado. Os principais pontos foram mapeados, conforme os dados de ocorrências de pesca predatória no Estado.

A fiscalização preventiva ostensiva vai contar com 325 policiais de 26 subunidades do Estado até meia-noite do dia 4 de novembro, que mantém a vigilância nos pontos mais críticos que são as cachoeiras e corredeiras, entre outros. O setor de inteligência também fará o levantamento de informações sobre locais com maior concentração de pescadores.

Durante a Operação os trabalhos administrativos serão reduzidos, para que o foco seja a ação de fiscalização nos rios, com a participação do maior número de policiais, que além de reprimir a pesca predatória, também combate o tráfico de papagaios em determinadas regiões.

Outros crimes ambientais também serão prevenidos durante estas atividades, como transporte de produtos perigosos, desmatamento, exploração ilegal de madeira, incêndios, às carvoarias ilegais e ao transporte de carvão e de outros produtos florestais, caça, bem como demais crimes contra a flora. A PMA também fará barreiras que vai contribuir para desmantelar outros crimes, como tráfico de drogas, porte ilegal de armas e contrabando.

Leonardo Rocha, Subcom (Com informações da PMA)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.