Buscar

25/01/2018 às 17:00, Atualizado em 25/01/2018 às 14:21

NOVA ANDRADINA: Alunos do Curso de Formação de Cabos realizam Seminário sobre Relações de Gênero

A Polícia Militar do Mato Grosso do Sul busca capacitar seus profissionais de segurança.

Cb image default
Divulgação

Os alunos cabos que participam do curso de formação em Nova Andradina, realizaram nesta quarta (24) um seminário onde debateram sobre Homofobia e Desigualdade entre os sexos.

A atividade fez parte da disciplina “Relações de Gênero e Combate a Homofobia” que busca preparar a atuação policial para a prevenção e combate à violência de gênero de acordo com a Lei 11.340/2006 e com normatizações internas da PMMS.

Durante as aulas os policiais militares estudam a compreensão das relações de gênero e da construção histórica da desigualdade entre os sexos, além de assimilar os procedimentos operacionais definidos pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul para o atendimento da mulher vítima de violência e compreender as atribuições legais e morais no tocante ao atendimento aos diversos grupos sociais, enfrentando, com ações precisas, as discriminações e violências contra as comunidades GLBT.

Com a apresentação do Seminário os alunos tiveram a oportunidade de expor seus conceitos e entendimentos sobre o conteúdo, trabalhando os debates com fundamentações legais, contribuindo para a dinâmica da aula e melhor compreensão da problemática social que envolve a Homofobia e Relações de Gênero. De acordo com o instrutor da disciplina, 1º Sargento Aldo, que é mestrando em Antropologia, estes debates enriquecem a formação dos policiais militares, pois estes atuam diretamente nas situações de violência contra a mulher e na violência originada da Homofobia, e cabe a estes profissionais a primeira intervenção no momento em que a vítima está mais fragilizada. “ Quanto mais preparados estiverem nossos policiais, um melhor serviço será prestado para a população, e as relações de gênero e combate a homofobia é um tema atual e presente no dia a dia da sociedade” destaca o Sargento.

A Polícia Militar do Mato Grosso do Sul busca capacitar seus profissionais de segurança pública para trabalharem com temas relacionados a relações de gênero, identidade e diversidade sexual e formas de prevenir e combater a violência contra a mulher, a homo, lesbo e transfobia durante o desempenho das atividades de polícia ostensiva preventiva, trabalhando a disciplina desde o curso de formação de Soldados, estendendo-se aos demais cursos de formação e capacitação da Instituição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.