Buscar

11/06/2021 às 16:30, Atualizado em 11/06/2021 às 15:46

Empreiteira paulista é autuada em R$ 1,47 milhão por incêndio em lavoura de cana-de-açúcar em MS

Conforme a PMA, o incêndio ocorria somente na cana-de-açúcar que estava pronta para a colheita

Cb image default
Divulgação

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Dourados realizava trabalhos de orientação nas propriedades rurais do município de Rio Brilhante, durante a fase informativa da operação Prolepse, quando se depararam com um incêndio em uma plantação de cana-de-açúcar.

De acordo com informações policiais, o fato ocorreu nesta quinta-feira (10). Quando a equipe passou pelo local o incêndio na área plantada de cana-de-açúcar já havia consumido uma enorme região da lavoura que estava pronta para colheita.

Como ainda é possível realizar a queima controlada, desde que com a licença ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), a PMA localizou o responsável pela queima, que é gerente da empresa, uma empreiteira, com sede na cidade de Lins (SP).

Segundo ele, a empresa cultiva a cana-de-açúcar, colhe e vende para uma usina sucroenergética do município de Rio Brilhante e afirmou não saber como se iniciou o fogo, mas que não possuía a licença para queima.

Conforme a PMA, o incêndio ocorria somente na cana-de-açúcar que estava pronta para a colheita e, inclusive, já havia uma frente de colheita mecanizada no local para iniciar os trabalhos.

Assim que o fogo foi extinto, a equipe realizou levantamentos com uso de GPS e drone, medindo a área incendiada que perfez 1.470 hectares de lavoura queimada. A empresa empreiteira proprietária da cana-de-açúcar foi autuada administrativamente e multada em R$ 1.470.000,00 (um milhão, quatrocentos e setenta mil reais).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.