Durante patrulhamento terrestre, o Pelotão do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Bataguassu flagrou o comércio e transporte irregular de produto florestal na estrada Boiadeira, entre os municípios de Bataguassu e Anaurilândia. O flagrante aconteceu no domingo, dia 09-06, mas a assessoria da PMA divulgou a nota nesta quarta-feira.
De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe avistou um caminhão Mercedes-Benz amarelo, do município de Campo Grande–MS, carregado com aproximadamente 28,2 m³ de madeira. A nota fiscal apresentada informava que toda a carga era de eucalipto, porém, em inspeção mais minuciosa, foram identificadas madeiras de origem nativa, entre elas Ipê, Faveiro e Balsemim — espécies protegidas pela legislação ambiental.
A partir de consultas aos sistemas institucionais, os policiais identificaram o transportador residente em Batayporã–MS, e a empresa responsável pelo carregamento, localizada em Rio Brilhante–MS. Ambos alegaram que o veículo havia sido deixado em área pública após apresentar defeito mecânico e não completou o trajeto previsto.
Diante da inconsistência entre o conteúdo da carga e a nota fiscal apresentada, o caminhão e a madeira foram apreendidos. A empresa responsável pela carga e o transportador foram autuados no valor de R$ 8.460,00, por comércio e transporte irregular de produto vegetal nativo.
A carga e o veículo foram deixados sob a responsabilidade da empresa, que ficou como fiel depositária até a conclusão dos procedimentos legais. A ação reafirma o compromisso da PMA com o combate aos crimes ambientais e o rigor na fiscalização do uso de recursos florestais.
Fonte - PMA
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.